Marianne Fazzi é nutricionista formada pela Universidade Paulista (UNIP) e há 10 anos atua em consultório de emagrecimen...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iImagine se a chave para a prevenção do Alzheimer estivesse na sua cozinha? De acordo com um estudo Trusted Source publicado na revista JAMA Network Open, o consumo maior de azeite de oliva está associado ao menor risco de mortalidade relacionada à demência. Mas será que uma colher de azeite por dia pode realmente fazer diferença na prevenção da doença?
O MinhaVida explorou mais sobre essa descoberta e revelou se é verdadeira a relação entre o azeite e a saúde do cérebro. Acompanhe!
Alzheimer e azeite de oliva: saiba mais sobre esse estudo
O estudo, que contou com mais de 92 mil participantes, revelou que as pessoas que consumiam uma quantidade maior de sete gramas de azeite de oliva (aproximadamente meia colher de sopa) diariamente tinham taxas de mortalidade relacionadas à demência mais baixas em comparação a aquelas que ingeriam menos de sete gramas.
Os pesquisadores realizaram um acompanhamento de 28 anos desses pacientes e, durante esse período, foram registradas o total de 37.649 mortes, sendo que apenas 4.751 foram relacionadas à demência.
Leia mais: Azeite: 10 verdades que você deve saber sobre ele
Azeite faz bem para o cérebro?
Embora os números do estudo sejam surpreendentes, existem muitas dúvidas sobre a relação do azeite de oliva com a saúde do cérebro. Será que o consumo desse ingrediente faz diferença?
De acordo com a nutricionista Marianne Fazzi, em entrevista anterior ao MinhaVida, o azeite de oliva faz muito bem ao cérebro, pois é rico em antioxidantes, como polifenóis e vitamina E, que ajudam a combater os radicais livres na região, e possui uma quantidade interessante de ômega 3 - componente importante para a saúde cerebral.
“Os ácidos graxos ômega 3 estão associados a um melhor funcionamento cerebral e à redução do risco de doenças neurodegenerativas”, completa a nutricionista. O azeite de oliva também conta com compostos anti-inflamatórios, como o oleocantal, que podem ajudar a reduzir a inflamação no cérebro.
Conheça outros benefícios do azeite e como incluí-lo na sua dieta
O azeite é um verdadeiro aliado para a saúde e pode ser incorporado de diversas formas na sua dieta. Em entrevista anterior ao MinhaVida, a nutricionista Fabiana Sigrist afirmou que o consumo deste “ouro líquido”, como é popularmente chamado, faz toda a diferença ao organismo:
"Nosso organismo precisa de gordura, principalmente para absorver algumas vitaminas lipossolúveis - como A e E -, e a gordura monoinsaturada é a mais saudável, atuando na prevenção de problemas cardiovasculares", esclarece a nutricionista. Conheça outros benefícios do azeite:
- Ajuda a regular o colesterol;
- Auxilia no emagrecimento;
- Faz bem para a saúde cardiovascular;
- Previne e combate o diabetes;
- Evita doenças ósseas, como a osteoporose;
- Faz bem para o cérebro.
Mas qual é a melhor forma de incluir esse ingrediente na sua dieta? O ideal é consumir o azeite na sua forma mais pura e minimamente processada, como o azeite extravirgem, para aproveitar ao máximo seus benefícios à saúde. Pode incluí-lo na preparação de alimentos e finalização de pratos, como saladas, massas e peixes.
Leia também: Vacina contra o Alzheimer inicia testes em humanos