Edson Abdala é infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Nove de JulhoProfe...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Em época de muita chuva e de catástrofes naturais, como as enchentes que estão acometendo o estado do Rio Grande do Sul, ter água potável para beber em casa está entre as principais preocupações das pessoas atingidas. Isso se deve ao fato de que, geralmente, as inundações podem contaminar e comprometer a potabilidade de toda a rede de água distribuída para determinada região.
Edson Abdala, infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Nove de Julho, explica que a água contaminada pode transmitir uma série de doenças.
“Em situações de enchente, a água pode causar doenças e infecções como leptospirose e hepatite A. Além disso, por gerar pequenos reservatórios, a inundação pode favorecer a transmissão de outras infecções, como dengue, zika e chikungunya”, conta o médico.
Leia também: Como fazer a profilaxia da leptospirose para pessoas em situação de enchentes
Quais doenças uma água não tratada pode causar?
Quando não está potável, como em situações de enchente, a água pode favorecer o desenvolvimento de doenças como:
- Tétano
- Hepatite A
- Hepatite E
- Leptospirose
- Doenças diarreicas agudas
- Parasitose intestinal
- Cólera
- Febre tifóide
Leia também: Cores da diarreia: o que a coloração das fezes significa?
Como tratar a água em casa?
De acordo com o infectologista Edson Abdala, a água para uso doméstico deve sempre ser filtrada com o auxílio de filtros próprios para esse tipo de procedimento, ou coada com filtro de papel ou pano limpo.
O médico explica que, após a filtragem, a água pode ser submetida a dois métodos para ficar totalmente potável: a desinfecção ou a fervura.
- Desinfecção: deve ser feita com hipoclorito de sódio a 2,5%. Após filtrar, coloque 2 gotas de hipoclorito para cada 1 litro de água. Misture bem e aguarde pelo menos 30 minutos antes de consumir a água.
- Fervura: após filtrar a água, a coloque no fogo e, após o início da fervura, a mantenha no fogo por pelo menos 5 minutos. Aguarde esfriar e agite antes de ingerir.
Quais os sinais de infecção causada por água contaminada?
Em caso de infecções causadas por água contaminada, os sintomas mais frequentes são:
- Diarreia
- Febre
- Dor de cabeça
- Náuseas
- Vômitos
- Dor abdominal
- Sangue ou muco nas fezes
Se os sintomas persistirem ou ocorrerem três ou mais episódios de diarreia por dia, um atendimento médico deve ser procurado o quanto antes.
Saiba mais: Tomar banho descalço ou de chinelo? Especialista responde!