Israel Adolfo, possui um amplo background em Nutrição e Atividades Físicas, já que é formado em Nutrição (Centro Univers...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê provavelmente já ouviu falar da spirulina, uma microalga verde-azulada que tem conquistado cada vez mais espaço nas dietas de quem busca uma alimentação saudável. Mas você sabia que a spirulina brasileira pode ser a melhor do mundo? O MinhaVida revelou o motivo desse título e deu dicas de como incluir esse suplemento poderoso na sua rotina. Acompanhe!
O que é a spirulina e para que serve?
A spirulina é uma "superfood" da alimentação saudável. Trata-se de uma alga extremamente rica em proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Ela é considerada uma fonte completa de proteínas, pois contém todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa. Além disso, a spirulina é uma excelente fonte de ferro, cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B, conforme explicou o nutricionista Israel Adolfo em entrevista anterior ao MinhaVida:
"A spirulina apresenta quantidades significativas de betacaroteno, substância que pode ser convertida em vitamina A; Ela também é rica nos aminoácidos essenciais, que são aqueles que nosso organismo não consegue sintetizar e temos que buscar na alimentação. Além disso, estudos afirmam que a spirulina tem cerca de três a 15 vezes mais magnésio do que o arroz e as farinhas de trigo, milho e soja", disse o especialista.
A spirulina também pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, na redução do colesterol e até mesmo na perda de peso, sendo uma aliada poderosa para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada.
Leia mais: Suplementos alimentares naturais devem ser priorizados
Por que a spirulina brasileira é a melhor do mundo?
O segredo da spirulina brasileira está na água utilizada para a produção, que vem de fontes puras e cristalinas, o que faz toda a diferença na qualidade final do produto.
Normalmente, essa alga azul, como é popularmente chamada, é reproduzida nos tanques de água e vai para o laboratório onde é feito todo o processo de retirada das bactérias até chegar na consistência pastosa e depois em pó.
Para saber se a spirulina é de qualidade e nacional, é importante ficar de olho em algumas características:
- Dê uma olhada nas certificações - aquelas que têm o selo de aprovação da Anvisa são sempre uma boa pedida.
- Cheque sempre a procedência. A Spirulina cultivada em águas contaminadas ou condições meio duvidosas pode trazer toxinas e contaminantes na sua formulação.
- Outra coisa importante é prestar atenção na cor e no cheiro. A boa Spirulina tem que ter aquele tom verde-azulado vibrante e um cheirinho fresco e gostoso. Se a cor estiver meio apaga ou o cheiro forte demais, melhor não comprar
- Fique de olho nas informações nutricionais - quanto mais proteína e nutrientes essenciais, melhor.
Como incluir a spirulina na sua alimentação
A spirulina pode ser encontrada em diferentes formas, como cápsulas, pó ou até mesmo em tabletes. Caso você não queira consumi-la pura, existem diversas maneiras de incluir essa alga em sua alimentação, basta colocar uma colher de sopa de spirulina na preparação de sucos, smoothies, iogurtes ou até mesmo em receitas de bolos e pães.
Se você é do tipo que não abre mão de uma sobremesa, também pode se deliciar com um sorvete de spirulina. Basta bater no liquidificador bananas congeladas, leite vegetal e uma colher de sopa de pó de spirulina. O resultado será um sorvete cremoso, saboroso e cheio de nutrientes.
Leia também: Alimentação balanceada mantém o fígado saudável e o corpo livre de toxinas