Clínico geral e nutrólogo, diretor da clínica Dr. Roberto Navarro. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê já ouviu falar no poder do chá verde? É incrível como uma simples xícara dessa bebida pode trazer tantos benefícios para o nosso corpo. Seja para iniciar bem o dia ou relaxar após o trabalho, o chá verde tem se tornado cada vez mais popular para quem busca uma vida mais saudável.
Mas o que torna o chá verde tão especial? Além de ser uma bebida milenar, apreciada por diversas culturas ao redor do mundo, o chá verde está repleto de propriedades que podem transformar a sua saúde. Quer descobrir quais são? MinhaVida listou 6 benefícios desse chá.
1. Aumenta a energia e melhora a concentração
O chá verde contém uma quantidade moderada de cafeína para proporcionar um aumento de energia sem causar aquela sensação de nervosismo associada a outras bebidas cafeinadas. Além disso, ele é rico em L-teanina, um aminoácido que promove a produção de dopamina e serotonina, ajudando a melhorar o humor e a concentração.
2. Ajuda na perda de peso
Se você está em busca de um aliado natural para perder peso, o chá verde pode ser uma excelente opção. Ele possui compostos que ajudam a acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gorduras, especialmente durante a prática de exercícios físicos. O chá verde também é muito famoso por ajudar na oxidação da gordura e melhorar a eficiência do metabolismo.
Leia mais: Grávida pode tomar chá verde?
3. Fortalece o sistema imunológico
O chá verde é uma fonte poderosa de substâncias antioxidantes, principalmente as chamadas catequinas, que são conhecidas por suas propriedades antimicrobianas e antivirais. Esses compostos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções e doenças.
Beber chá verde regularmente pode ser uma ótima estratégia para manter a saúde em dia, especialmente em épocas do ano em que o organismo está mais suscetível a gripes e resfriados.
4. Melhora a saúde do coração
Você sabia que o chá verde também faz bem à saúde cardiovascular? O consumo regular desta bebida pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de melhorar a função dos vasos sanguíneos.
Sendo assim, o chá verde pode contribuir para a redução do risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Ele é uma escolha inteligente para quem deseja cuidar do coração.
5. Faz bem para o cérebro
O chá verde não só ajuda na concentração, mas também tem efeitos a longo prazo na saúde do cérebro. Os antioxidantes presentes na bebida, como as catequinas, ajudam a proteger os neurônios. Incorporar o chá verde na sua dieta pode ser uma forma de manter o cérebro saudável à medida que envelhecemos.
6. Melhora a digestão
O chá verde também pode ser um grande aliado para quem sofre com problemas digestivos, como azia e má digestão. Mais uma vez, as catequinas presentes na bebida ajudam a melhorar a função digestiva, aliviando sintomas como inchaço e desconforto abdominal.
Que tal beber uma xícara de chá verde após as refeições? Dessa forma, você consegue ter uma digestão mais eficiente e saudável.
Veja como preparar chá verde de forma correta
Para garantir todos esses benefícios, o nutrólogo Roberto Navarro disse em entrevista anterior ao MinhaVida que precisamos consumir essa bebida de uma maneira específica:
“O chá verde pode ser encontrado em pó, saquinhos e até mesmo cápsulas, mas nenhuma dessas versões preserva os nutrientes originais e mais importantes do chá como as folhas da erva, que deve ser preparada em forma de infusão”, orientou.
Para preparar o chá verde é bem simples: coloque a água no fogo e espere formar as primeiras bolhas. Então, acrescente duas colheres de sopa na água, desligue o fogo e deixe por cinco a dez minutos, abafando. Para reduzir o efeito estimulante, experimente descartar essa primeira água e então repetir o processo.
Depois de pronto, ele deve ser conservado em um recipiente de vidro na geladeira ou em garrafa térmica, e suas propriedades permanecem intactas por apenas 24 horas.
Leia também: Chás para emagrecer: 5 opções para intercalar e perder barriga