Danilo Höfling é endocrinologista e doutor em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É Membro...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQual experiência que uma pessoa que não é diabética ou não tem problemas de glicose alta pode ter ao usar um medidor de glicose? Foi o que o repórter Javier Lacort do portal Xataka quis saber ao realizar esse experimento.
O jornalista passou duas semanas usando o adesivo medidor de glicose conectado ao aplicativo da marca Ultrahuman e afirmou que aprendeu muitas coisas sobre o seu corpo com os dados extraídos do dispositivo.
O MinhaVida esclareceu as funções desse medidor de glicose, detalhou as informações privilegiadas que o repórter teve com esse experimento e apontou em quais casos o aparelho pode ser usado além dos pacientes com diabetes. Acompanhe!
Entenda como funciona o medidor de glicose
O medidor de glicose é um dispositivo adesivo pequeno e circular, que lembra bastante uma moeda de 1 real. Ele deve ser aplicado no lado inferior do seu antebraço para medir os níveis de glicose ao longo do dia. O repórter disse que a aplicação do medidor não dói, que sentiu apenas um pequeno beliscão e que, ao longo do dia, mal se lembrava que estava usando o adesivo.
O aparelho se conecta a um aplicativo da Ultrahumam direto do seu smartphone e envia todas as informações via Bluetooth. De acordo com Javier, esse app foi feito para aquelas pessoas que querem conhecer melhor seu corpo e entender o que causa os picos de glicose: refeições, quantidades, esforços, entre outras atividades.
Assim que o medidor é instalado, o aplicativo começa a exibir o gráfico com os níveis de glicose no sangue, que são atualizados a cada poucos minutos. O aplicativo é muito intuitivo e foi projetado até mesmo para aquele usuário que não tem nenhum conhecimento sobre glicose: “Seus gráficos, cores, notificações e explicações internas nos fazem entender se temos valores normais, muito baixos ou muito altos”, disse o jornalista ao contar sobre sua experiência.
Uma informação importante antes de experimentar esse sistema é entender como funcionam os valores da glicemia no sangue. Em um artigo escrito para o MinhaVida, o endocrinologista Danilo Höfling explica mais sobre esse assunto:
“O valor de referência normal para a glicemia (concentração de glicose no sangue) após, no mínimo, 8 horas de jejum é de até 99 mg/dL. Valores de 100 a 125 mg/dL são considerados alterados, mas ainda não diabéticos”, esclareceu.
Ele ainda diz que um paciente é considerado diabético nas seguintes situações: “Duas glicemias de jejum maiores ou iguais a 126 mg/d e glicemia maior que 200 mg/dL colhida a qualquer hora do dia na presença de sinais e sintomas de diabetes (polidipsia, poliúria e perda de peso)”, acrescentou o especialista.
Leia mais: Cirurgia do Diabetes Tipo 2 é capaz de curar a doença
Veja o que o repórter descobriu usando o medidor de glicose
Na matéria que fez para o portal Xataka, Javier conta que pratica corrida regularmente e parece não ter uma alimentação tão restritiva. Usando o medidor de glicose por duas semanas, ele pôde descobrir alguns dados interessantes sobre sua saúde, como:
- Correr 10 quilômetros com o estômago vazio é diferente de fazer isso depois de comer, pelo menos, uma banana;
- A junk food (termo usado para comidas não tão saudáveis) faz jus ao seu nome no que diz respeito ao efeito sobre a glicose no sangue: ela aumenta o pico de forma mais constante.
- Jantar mais tarde também têm um impacto negativo na glicose.
- Com menos estresse ou melhor gerenciamento dele, a glicose fica mais estável.
Quem pode usar o medidor de glicose?
Javier disse que não recomenda o adesivo medidor de glicose para todos: “Somente para quem tem predisposição prévia para usar algo assim. Ou para atletas de resistência que necessitam de suplementação otimizada. Em pessoas saudáveis e sem nenhuma doença, não creio que seja saudável ficar obcecado com a glicose”, disse o repórter.
Para quem tem diabetes, o medidor de glicose é um item essencial. Ele permite que os pacientes façam testes rápidos e frequentes, de forma prática e segura. Dessa maneira, fica mais fácil controlar os níveis de açúcar no sangue e tomar as medidas necessárias para evitar complicações.
Leia também: Ops! 7 sinais que o seu corpo dá de que você anda comendo açúcar demais