Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iNesta sexta-feita, 14 de junho, após meses afastada dos holofotes para tratar um câncer, Kate Middleton fez uma publicação nas redes sociais sobre como anda a terapia e seu estado de saúde. A Princesa de Gales disse em uma postagem na sua conta no Instagram que está fazendo “bom progresso”, mas que ainda tem mais alguns meses de tratamento pela frente.
Kate também disse que pretende comparecer à trooping the colour, Desfile Cerimonial de Estado que também irá comemorar o aniversário do Rei Charles, neste sábado, dia 15. Seria a sua primeira aparição em público desde que anunciou o diagnóstico de câncer.
O MinhaVida deu outros detalhes do tratamento revelados pela própria princesa e explicou como é a quimioterapia preventiva que ela está fazendo. Acompanhe!
Kate Middleton: entenda o estado de saúde da princesa durante o tratamento de câncer
Desde 22 de março, quando compartilhou um vídeo nas redes sociais onde anunciou que foi diagnosticada com câncer, a Princesa de Gales estava bastante reclusa se dedicando ao tratamento da doença.
Hoje, através de uma publicação feita pelo seu perfil oficial no Instagram, Kate tranquilizou seus súditos e fãs com atualizações sobre seu estado de saúde. No texto, ela deu detalhes sobre sua rotina e como vem lidando com os efeitos da quimioterapia:
“Estou fazendo bons progressos, mas como qualquer pessoa que esteja fazendo quimioterapia, há dias bons e dias ruins. Naqueles dias ruins você se sente fraco, cansado e tem que ceder ao descanso do corpo. Mas nos dias bons, quando você se sente mais forte, você quer aproveitar ao máximo e se sentir bem.”, escreveu a princesa.
A princesa também demonstrou muita animação ao anunciar que vai participar do trooping the colour, sua primeira aparição em público após meses de tratamento:
“Estou ansiosa para participar do desfile de aniversário do Rei neste fim de semana com minha família e espero participar de alguns compromissos públicos durante o verão, mas também sabendo que ainda não estou fora de perigo”.
E completou dizendo: “Estou aprendendo a ser paciente, principalmente com a incerteza. Aceitando cada dia como ele vem, ouvindo meu corpo e me permitindo aproveitar esse tempo tão necessário para curar.”
Leia mais: Imunoterapia no tratamento do câncer: de onde viemos e para onde vamos?
Quando Kate Middleton vai terminar a quimioterapia?
Além de falar como anda seu estado de saúde, Kate também disse que ainda não terminou seu tratamento contra o câncer e que a quimioterapia ainda vai levar mais algum tempo:
“Meu tratamento está em andamento e durará mais alguns meses. Nos dias em que me sinto bem, é uma alegria participar da vida escolar, dedicar meu tempo pessoal às coisas que me dão energia e positividade, além de começar a fazer alguns trabalhos em casa”, comentou.
Uma matéria escrita pelo The Guardian afirmou que os assessores da princesa ainda não estabeleceram um prazo para que ela possa retomar todas as suas funções públicas, e reforçaram que é importante que ela tenha tempo para se curar e se fortalecer.
Quimioterapia preventiva: saiba mais sobre o tratamento de câncer da princesa
A quimioterapia é um tratamento que ataca as células cancerígenas por meio de um arsenal de medicamentos, que podem ser ministrados por via oral ou intravenosa. A quimioterapia preventiva citada por Kate, é tecnicamente conhecida como quimioterapia adjuvante.
De acordo com Mariana Laloni, oncologista e Diretora Médica Técnica da Oncoclínicas, em entrevista anterior ao MinhaVida, esse tratamento é indicado quando o câncer é diagnosticado em estágios iniciais e pode ser retirado em cirurgia.
Ela ainda explica que essa terapia costuma ser recomendada em quadros de câncer de mama, ovário, pulmão, estômago, pâncreas, bexiga e colorretal, por exemplo. A médica deu mais detalhes sobre esse tratamento:
“Existe um arsenal de estratégias médicas possíveis, a maioria delas muito avançadas e com altas taxas de cura. Cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapias alvo são alguns dos pilares de tratamento que mudaram o panorama de uma doença que, no passado, já foi tão temida”, afirmou a especialista.
Leia também: Kate Middleton: perda de peso já poderia ser sinal de câncer? Médico explica