Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Não importa onde você mora, o que você faz ou quantos anos você tem. É provável que, semana após semana, você também passe pelo menos um dia pelo supermercado para fazer compras. E aí vem o grande dilema: como levar para casa caixas de leite, frutas, iogurtes, cereais e o restante dos alimentos que você abastece na geladeira ou na despensa?
Pode parecer uma questão pequena, mas a decisão envolve questões como o que é mais confortável para você, o que é melhor para o planeta, ou se quer acumular (e pagar) mais sacolas em casa, sejam elas de plástico, papel ou ráfia.
Há quem tenha encontrado uma forma alternativa e bastante prática de resolver o dilema: carregar as compras nas próprias caixas de papelão dos supermercados.
“É a primeira vez que vejo”
Há algum tempo, a TikToker Marta Escalante compartilhou, em um vídeo viral de apenas 40 segundos, o seu truque para carregar as compras. Ela decidiu fazer a publicação, explicou a jovem, ao ver a cara de surpresa da caixa do supermercado ao vê-la fazer o truque.
“Saí do mercado e a caixa me disse: ‘Nossa, que estranho! Como é que você carrega suas compras aí dentro?’”, disse Escalante no vídeo enquanto focava nas compras que carregava em uma caixa de leite.
A tática dela é dispensar as sacolas – sejam elas de plástico, papel, ráfia ou tecido – e carregar os produtos diretamente em uma das muitas caixas descartáveis do próprio supermercado. Parece uma solução lógica, mas Escalante explica que a caixa que a atendeu na rede de supermercado Mercadona confessou que foi a primeira vez que viu alguém fazendo isso, mesmo trabalhando no local há anos. “Então o que eu digo a todas as caixas do supermercado... O que eu faço é colocar a minha compra dentro das caixas”, contou Escalante.
Saiba mais: Essa é a razão pela qual você NÃO deve guardar alimentos no pote de sorvete
“Eu também faço isso muito”
Apesar do espanto da funcionária, Escalante não é a única que utiliza caixas de papelão para levar suas compras para casa. Nos comentários do seu vídeo, algumas pessoas admitem também fazer o truque. Alguns até apontam que é comum ver a prática em outras redes de supermercados. “No Carrefour tem uma área onde colocam as caixas para você levar a compra”, comentou um usuário.
O truque da caixa de papelão também tem suas limitações. Há opções mais convencionais e provavelmente mais confortáveis, como carrinhos. A própria Escalante reconhece que as caixas são úteis com compras improvisadas, em que o cliente sai do supermercado com apenas alguns produtos, como aqueles que caberiam em uma sacola convencional de plástico ou papel.
Comum em outros países?
Nos comentários do vídeo de Escalante há usuários que apontam que transportar mantimentos organizados em caixas de papelão já é uma prática comum em partes da Europa, como França e Alemanha. Em fóruns, os usuários explicam que nos supermercados é possível conseguir sacolas reutilizáveis de papel ou caixas de papelão, e é aconselhável ir aos estabelecimentos com sacolas de casa.
A rede britânica de supermercados Morrison Supermarkets, colocou em suas lojas caixas de papel gratuitas e bem visíveis, justamente para que os seus clientes possam transportar as suas compras.
Opções para escolher
As caixas de papelão do supermercado, como a embalagem que Escalante mostra em seu vídeo, não são a única alternativa às sacolas plásticas para transportar as compras. Existem sacos de papel, ráfia ou pano. Existem ainda os recipientes e potes de plástico que o próprio cliente pode levar de casa para transportar frios ou frutas.
Um dilema importante
Decidir como levaremos nossas compras para casa não é uma questão fácil. É tão relevante que, em 2019 foi aprovada a Lei 6.322, que proíbe a distribuição e venda de sacolas plásticas em todo o território nacional. O objetivo é impedir a proliferação de resíduos que acabam prejudicando os ecossistemas.
Saiba mais: Por que não devemos guardar legumes em sacos plásticos?
Dados mostram que, em 2008, antes da proibição das sacolas plásticas na Espanha, eram consumidos cerca de 300 sacos descartáveis por habitante por ano. Em 2017, esse volume foi reduzido em 60%, embora um estudo recente, realizado pelas organizações Changing Markets e Break Free From Plastic, indique que os supermercados ainda estão falhando “sonoramente” na luta contra a poluição plástica.