Pós-graduado em treinamento de alto rendimento, personal trainer de musculação e especialista em corrida de rua.
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando falamos em treinos e academia, um dos exercícios que sempre chama atenção é o voador ou “fly” para os mais chegados. Seja você um veterano ou um novato na jornada fitness, o voador costuma marcar presença na série de exercícios de muita gente. Mas você sabe realmente como executá-lo de forma correta e, mais importante, para que ele serve?
O MinhaVida entrevistou o personal trainer Belino Coelho, que detalhou os benefícios que o voador pode trazer para o seu corpo e deu algumas dicas para evitar os erros mais comuns durante a prática desse exercício.
Entenda a função do voador na sua série de exercícios
O exercício voador pode ser realizado de várias maneiras: em uma máquina específica, com halteres ou até mesmo em cabos. A versão mais comum é feita na máquina, onde a pessoa senta no banco, segura as alavancas e as move em direção ao centro do seu corpo, como se estivesse abraçando alguém. É um movimento simples, mas altamente eficaz para o seu treino.
De acordo com o professor de educação física Belino, o principal objetivo do voador no treino é trabalhar os músculos do peitoral: “Fortalecer, aumentar a resistência e definir o músculo peitoral maior e menor, podendo utilizar o músculo deltóide como músculo auxiliar, a depender da variação do exercício”, explicou.
Então, se um dos seus objetivos na musculação é definir a região do peito, o voador não pode ficar de fora da sua série!
Leia também: Treino de musculação: exercícios avançados para braços e peitoral
Os benefícios de incluir o voador no seu treino
Além de focar no peitoral, o voador também recruta músculos estabilizadores, como os deltóides anteriores (parte frontal dos ombros) e até mesmo o bíceps, embora de maneira secundária. Belino explica que essa ativação ajuda a melhorar a estabilidade e a coordenação muscular. Ele também destaca outros benefícios do exercício:
“Tonificação e definição do músculo peitoral, melhorando a estética e, consequentemente, a autoestima do indivíduo. Para as mulheres, ajuda a deixar os seios mais firmes”, detalhou.
Outra grande vantagem do voador é sua versatilidade. Esse exercício pode ser ajustado para diferentes níveis de força e experiência.
Ou seja, se você está começando agora na academia, pode iniciar o voador com pesos mais leves e aumentar gradualmente conforme ganha força e confiança. Para os mais experientes, é possível ajustar a carga e a amplitude do movimento para maximizar os ganhos.
Dicas para uma execução perfeita do voador
- Regule a altura do banco, fazendo com que a barra vertical (parte onde você vai pegar) fique na altura do seu músculo peitoral para evitar atrito na articulação do ombro.
- Mantenha a postura reta e use o encosto do banco para apoiar as suas costas.
- Coloque um peso coerente com a sua condição. O excesso de carga de peso, além de induzir ao erro de execução, pode gerar lesões a médio e longo prazo.
- Pegue na barra vertical da máquina, que deve estar alinhada e no meio do seu músculo peitoral.
- Com o braço esticado e os cotovelos levemente flexionados, faça um movimento de encontro com suas mãos e solte o ar ao mesmo tempo.
- Volte os braços à posição inicial, inspirando e resistindo ao peso.
- Faça movimentos cadenciados, nem muito rápidos, nem muito lentos.
Leia também: Excesso de exercício aumenta risco de lesões articulares e musculares