Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo acúmulo de gordura corporal. A condição é um dos principais fatores de risco que leva ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, onde o organismo apresenta resistência à insulina, não conseguindo utilizar o hormônio de forma correta.
“O pâncreas tenta produzir mais e mais insulina até uma hora que entra em fadiga e diminui essa produção, caminhando assim para o diabetes”, explica Carlos Schiavon, cirurgião bariátrico e presidente do Instituto Obesidade Brasil.
Devido a relação entre as doenças, a cirurgia bariátrica – procedimento utilizado no tratamento da obesidade – tem sido alvo de estudos, como o publicado no Journal of the American Medical Association, a respeito dos benefícios do procedimento no tratamento do diabetes. Entenda!
Como a cirurgia bariátrica pode auxiliar no tratamento do diabetes?
De acordo com o cirurgião bariátrico, ainda não se sabe ao certo quais os mecanismos que levam a melhora do diabetes devido a cirurgia bariátrica, e o efeito do procedimento nesses casos ainda seguem sendo estudados. No entanto, fatores como a perda de peso, redução do tecido gorduroso e as alterações hormonais que ocorrem em consequência da cirurgia influenciam nessa melhora.
“A gente sabe que tem vários hormônios que são produzidos que ajudam na volta da produção da insulina pelo pâncreas na melhor ação da insulina. A cirurgia bariátrica contribui muito para a melhora do diabetes”, afirma o especialista.
Saiba mais: Quais as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2?
Remissão do diabetes?
Segundo Schiavon, a remissão do diabetes em casos de cirurgia bariátrica também segue em estudo, mas é um cenário possível. “Em relação à remissão, ela é possível. Existem pacientes – principalmente os que têm uma diabetes ‘menos grave’, com menos tempo de história, que podem eventualmente, ao fazer a cirurgia bariátrica metabólica, melhorar tanto que não não vão necessitar mais de medicação. Só que isso tem que ser avaliado com muito cuidado”, esclarece.
Tratamentos para diabetes
O tratamento para diabetes é feito com o objetivo de controlar os níveis de açúcar no sangue e evitar complicações. Cada tipo de diabetes possui uma forma de tratamento adequada, sendo elas:
Tratamento diabetes tipo 1
- Aplicação de insulina por via injetável
- Alimentação saudável
- Prática de atividade física
- Uso de medicamentos
Saiba mais: Qual nível de diabetes é perigoso? Quando devo tratar a doença?
Tratamento diabetes tipo 2
- Prática de exercícios físicos
- Redução do consumo de alimentos açucarados e carboidratos simples
- Uso de medicamentos