Cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê sabia que a rinoplastia, aquela famosa cirurgia plástica no nariz, vai muito além de apenas melhorar a aparência? Muita gente pensa que ela é só uma questão estética, mas a verdade é que esse procedimento pode trazer vários benefícios para a saúde.
Se você sempre achou que a rinoplastia servia apenas para deixar o nariz mais bonito, o MinhaVida entrevistou o cirurgião plástico Renato Monteiro, que revelou 5 vantagens desse procedimento que podem melhorar a sua saúde e bem-estar. Confira!
1. Melhora os sintomas da rinite alérgica
Para quem sofre com rinite alérgica, a rinoplastia pode ser um verdadeiro alívio. Dependendo do objetivo da cirurgia, ela consegue ajustar as estruturas internas do nariz, facilitando a passagem do ar e, consequentemente, reduzindo a inflamação e os sintomas da rinite.
O cirurgião plástico explica como esse tratamento funciona na prática e indica a técnica apropriada para quem deseja amenizar os incômodos desse problema:
“Quando a rinoplastia aborda os aspectos funcionais da pirâmide nasal, e não somente as alterações estéticas, pode atenuar os sintomas de rinite alérgica. Um exemplo de tratamento funcional seria o da hipertrofia dos cornetos nasais”, esclarece Renato.
Leia mais: Cirurgia para rinite: como funciona e para quem é indicada
2. Trata desvio de septo
O desvio de septo é uma condição que pode causar dificuldades respiratórias, dores de cabeça e até ronco. A rinoplastia pode corrigir esse desvio, alinhando o septo e melhorando a qualidade da respiração.
O especialista Renato explica os riscos desse problema para a saúde respiratória de um paciente e revela o nome do procedimento que deve ser feito nesse caso: “Um desvio septal importante pode obstruir a ventilação ideal e deve ser corrigido. A combinação de ambos os procedimentos é denominada rinosseptoplastia funcional”.
3. Ajuda no tratamento da sinusite
Para quem sofre de sinusite crônica, a rinoplastia também pode ajudar a melhorar essa questão de saúde e o cirurgião plástico explica como: “A drenagem dos seios nasais ajuda a reduzir as infecções recorrentes”. Com a passagem de ar mais livre, a sinusite se torna menos frequente e os desconfortos diminuem.
4. Diminui o ronco
O ronco não é só um problema para quem dorme ao seu lado. Ele pode indicar problemas respiratórios que afetam a qualidade do sono e da vida do paciente. A rinoplastia, ao corrigir problemas estruturais no nariz, pode reduzir ou até eliminar o ronco, proporcionando noites de sono mais tranquilas para todos.
Renato explica que o ronco costuma ser uma patologia multifatorial e que entre os causadores dessa condição estão o desvio septal e a hipertrofia dos cornetos nasais. Para esses casos, o especialista indica a melhor técnica cirúrgica:
“Dependendo do grau de importância dessas duas alterações da anatomia nasal na gênese do ronco (que varia entre os indivíduos), a rinosseptoplastia funcional pode desempenhar um papel de maior ou menor importância no tratamento da patologia”, aconselha.
5. Melhora a autoestima
Além de todos os benefícios para a saúde, não podemos esquecer do impacto positivo na autoestima. Sentir-se bem com a própria aparência reflete diretamente no bem-estar emocional, e o procedimento de rinoplastia pode ser uma grande aliada nessa função.
Essa cirurgia consegue harmonizar o rosto e aumentar a confiança, proporcionando uma sensação de autoconfiança, conforme detalha o cirurgião Renato:
“O nariz é uma estrutura chave na harmonia facial. Não é incomum recebermos pacientes no consultório queixando-se de que não conseguem levar uma vida social normal por vergonha dessa parte do rosto. Após a cirurgia, mesmo pequenas melhorias na estética nasal podem proporcionar grandes ganhos psicológicos, com empoderamento, restauração da autoconfiança e da autoestima”, garante o especialista.
Leia também: Como evitar ficar "roxo" pós-rinoplastia