Dra. Letycia Lopes é médica pós-graduada em dermatologia. Em seus atendimentos, ela preza sempre pelo uso de técnicas mo...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iMuita gente tem o desejo de encontrar a rotina de skincare perfeita para a sua pele e parar de gastar dinheiro em diversos produtos que não funcionam ou acabam causando outros problemas, como aumento da oleosidade, espinhas e ressecamento.
Embora o dermatologista seja o médico mais indicado para esse caso, muitas pessoas estão recorrendo ao ChatGPT para montar uma rotina de skincare completa para a sua pele. Será que isso é, de fato, uma boa ideia?
O MinhaVida entrevistou a dermatologista Letycia Lopes, que esclareceu se esse método realmente funciona. Confira!
Rotina de skincare montada no ChatGPT: entenda se é uma opção segura
Cada pessoa precisa ter sua própria rotina de skincare. Isso porque, além de considerar o tom e o tipo de pele em questão, é importante levar em conta outras características presentes na região cutânea, como oleosidade, poros dilatados, ressecamento, sensibilidade, entre outros.
Também é importante saber se existe o interesse em tratar alguma particularidade na pele. Dentre as necessidades mais comuns estão as espinhas, manchas, rugas e olheiras. Outro ponto a ser considerado é o tempo que você tem disponível por dia para fazer seu skincare diurno e noturno.
Tendo todos esses fatores considerados, é possível montar a sua própria rotina de cuidados perfeita. Se você disponibilizar essas informações para o ChatGPT, provavelmente ele lhe dará um passo a passo geral sobre o que fazer com a sua pele.
Por outro lado, tendo a opinião de um médico dermatologista, você consegue ter uma rotina mais específica e detalhada de acordo com as necessidades que foram abordadas, além de tirar dúvidas sobre outros assuntos com esse profissional.
“Apesar de o ChatGPT fornecer informações gerais sobre skincare, é importante lembrar que ele não substitui a orientação de um profissional de saúde ou dermatologista”, ressaltou a especialista.
Leia mais: 6 acessórios para potencializar sua rotina de skincare
Testando a tecnologia: montamos uma rotina de skincare pelo ChatGPT
Para saber se esse método realmente funciona, nossa redação fez o teste e pediu para o ChatGPT montar uma rotina de skincare de acordo com o seguinte prompt:
“Tenho uma pele branca, mista, sendo mais sensível nas bochechas e oleosa na zona T. Tenho algumas manchas solares e olheira pigmentar, além de linhas de expressão na testa, canto da boca e canto dos olhos. Quero tratar essas necessidades e ter uma pele mais uniforme apenas com produtos de skincare. Por favor, monte uma rotina de cuidados com a pele mais simples e compacta, pois tenho pouco tempo do meu dia disponível para fazer isso.”
O resultado foi bem surpreendente. O Chat me indicou quatro produtos para a minha rotina diurna, sendo eles: gel de limpeza suave, vitamina C como tratamento, hidratante leve e um protetor solar para pele mista.
Já na rotina noturna ele indicou: repetir o gel de limpeza suave, aplicar um produto com ácido hialurônico e/ou retinol como tratamento e finalizar com um hidratante leve.
A Inteligência Artificial também indicou algumas opções de produtos, explicou como usar cada um deles e deu dicas adicionais para manter a pele mais saudável, como beber mais água e seguir uma dieta mais equilibrada.
Possíveis riscos de seguir uma rotina de skincare montada pelo ChatGPT
Embora o ChatGPT forneça boas informações sobre como montar uma rotina de skincare, a dermatologista Letycia Lopes conta que existem alguns riscos associados a confiar exclusivamente nas informações fornecidas pela Inteligência Artificial, como:
Falta de personalização: o ChatGPT não tem conhecimento específico sobre as necessidades individuais da sua pele. Cada pessoa tem um tipo de pele e condições diferentes, e uma rotina de skincare eficaz deve ser personalizada para atender às necessidades específicas de cada indivíduo.
Falta de avaliação profissional: o ChatGPT não pode avaliar a condição da sua pele de forma precisa. Um dermatologista é treinado para diagnosticar problemas de pele, como acne, rosácea, alergias, entre outros. Dependendo do problema, uma rotina de skincare inadequada pode agravar e até causar outras complicações cutâneas.
Informações imprecisas ou desatualizadas: embora o ChatGPT tenha muitas informações e dados, estas podem ser imprecisas ou desatualizadas.
Por isso, a melhor escolha sempre será consultar um dermatologista.
Leia também: Rotina de skincare: 4 benefícios que ela pode trazer para a sua saúde