Dra. Letycia Lopes é médica pós-graduada em dermatologia. Em seus atendimentos, ela preza sempre pelo uso de técnicas mo...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você está pensando em fazer uma tatuagem, além de seguir uma rotina de cuidados com a pele tatuada, é importante entender todos os prós e contras antes de investir nessa arte permanente no corpo.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, mostra evidências de que pessoas que têm tatuagens correm 21% mais risco de desenvolver câncer do tipo linfoma no futuro, em comparação às não tatuadas.
Isso significa que tatuagem pode fazer mal à saúde? O MinhaVida entrevistou a dermatologista Letycia Lopes, que esclareceu o assunto. Acompanhe!
Tatuagem pode causar câncer no sangue?
No artigo publicado na edição de junho da revista eClinicalMedicine, os autores do estudo acreditam que os produtos químicos da tinta da tatuagem são interpretados pelo organismo como um corpo estranho. Dessa forma, o sistema imunológico acaba sendo ativado, causando uma inflamação de baixo grau no corpo que pode evoluir e desencadear esse tipo de câncer.
O estudo foi feito com 11.905 pessoas, das quais 2.938 tinham recebido um diagnóstico de linfoma, com idades entre 20 e 60 anos. Entre os pacientes com linfoma, 21% (289 pessoas) eram tatuados.
Antes de entrevistar os voluntários, os pesquisadores acreditavam que o tamanho da tatuagem poderia estar relacionado com um risco maior de desenvolvimento do linfoma. Entretanto, após analisarem as respostas, eles perceberam que esse ponto não era relevante para a pesquisa.
“Só podemos especular que uma tatuagem, independentemente do tamanho, desencadeia uma inflamação de baixo grau no corpo, que por sua vez pode se tornar um câncer”, afirmou a pesquisadora Christel Nielsen, líder do estudo.
Por outro lado, a dermatologista Letycia Lopes, entrevistada pela redação do MinhaVida, garante que não há evidências científicas conclusivas que afirmem que as tatuagens aumentam o risco de câncer no sangue.
“Algumas substâncias presentes nas tintas podem potencialmente causar danos ao DNA, mas não há uma ligação direta estabelecida. É importante escolher um tatuador profissional e seguir práticas de higiene adequadas”, ressaltou a especialista.
Leia mais: Fuja da moda e atente-se para os perigos da tatuagem
Cuidados para se ter com a tatuagem
Embora ainda não haja comprovações suficientes entre tatuagem e o risco de câncer no sangue, é importante entender que toda tatuagem precisa de cuidados.
Nos primeiros dias, a tatuagem é como uma ferida aberta e, por isso, merece muita atenção. É fundamental seguir as instruções do seu tatuador sobre a limpeza, qual pomada aplicar, entre outras precauções que a dermatologista recomenda:
“Os cuidados essenciais com a pele tatuada para evitar problemas são: escolher um tatuador confiável, manter a área limpa e hidratada, evitar exposição ao sol, nadar em água limpa, não coçar a tatuagem e ficar atento à cicatrização”, comentou a especialista.
Dessa forma, é possível evitar qualquer tipo de infecção no local tatuado.
Leia também: O que NÃO pode comer quando faz tatuagem