Neurocirurgião (CRM SC 12148/RQE 9242) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com especialização pelo Hospit...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iImagina você ser diagnosticado com a “pior dor do mundo”, segundo a medicina, tomar altas doses de morfina por dia, além de outros medicamentos analgésicos e, mesmo assim, não parar de sentir esse sintoma?
É como a estudante, de 27 anos, Carolina Arruda se sente há 11 anos. Diagnosticada com neuralgia do trigêmeo bilateral, a jovem, que tem o costume de compartilhar toda a sua rotina de cuidados com a doença na plataforma TikTok, impressionou muita gente após abrir uma vaquinha solidária para recorrer a eutanásia (suicídio assistido) na Suíça, país em que o procedimento é autorizado.
Carolina tomou essa decisão por não aguentar mais conviver com essa dor, já que durante esses anos todos, passou por alguns procedimentos cirúrgicos que não deram certo.
Entretanto, após o seu caso repercutir na imprensa, a jovem relatou em um vídeo publicado no seu perfil do TikTok, que conseguiu um novo tratamento para neuralgia totalmente de graça e que está apresentando melhoras após ter realizado o procedimento.
Após esse depoimento, Carolina vem enfrentando cobranças das pessoas que fizeram as doações para a vaquinha, que já acumulou mais de 130 mil reais. Alguns poucos comentários em suas publicações nas redes sociais questionam se o dinheiro doado para fazer eutanásia terá outro destino ou será devolvido.
O MinhaVida esclareceu todos os detalhes deste caso e revelou se Carolina pensa em desistir da vaquinha para fazer a eutanásia. Acompanhe!
“A pior dor do mundo”: saiba o que é neuralgia do trigêmeo bilateral
A dor é um sintoma comum de muitas doenças, mas nada se iguala àquela que é considerada “a maior dor do mundo”. De acordo com o neurologista Wuilker Knoner, em entrevista prévia ao MinhaVida, a neuralgia do trigêmeo é um distúrbio nervoso caracterizado por dor intensa em uma ou mais partes do rosto.
“Considerada uma das piores dores do mundo, ela é descrita como a sensação de um fio elétrico desencapado encostando nas partes afetadas, que podem incluir, por exemplo, o nariz, os olhos, o couro cabeludo, o interior da bochecha, o céu da boca e até a língua”, detalhou o especialista.
Em suas redes sociais, antes do seu caso repercutir na imprensa, Carolina contou em um vídeo que sente a dor 24h por dia e que já passou por 4 cirurgias para tentar tratar a doença, mas que nenhum desses procedimentos deram certo. Acompanhe o relato completo:
Leia mais: Doença de Graves: o que é, sintomas, causas e tratamento
Saiba mais sobre o tratamento que está melhorando “a pior dor do mundo”
Após conseguir novos tratamentos para a neuralgia 100% gratuitos, Carolina fez um vídeo contando que não está mais sentindo dor.
De acordo com a jovem, ela precisou ficar sedada durante 5 dias na UTI para fazer a sonoterapia, que levou o seu cérebro em stand by para tirar a dor aguda que sentia. Caso esse procedimento não seja suficiente, Carolina explicou que existem outras possibilidades de tratamentos para ajudar a conter o sintoma, como o implante de neuroestimuladores e o implante de bomba de morfina.
"O médico está esperançoso. Ele disse que não vai me prometer nada, mas eu também estou esperançosa com esse tratamento. Eu não acredito que estou sem sentir dor. Não sei se dá para ver no meu semblante, mas estou aliviada", disse a estudante. Acompanhe o depoimento completo:
Jovem com “a pior dor do mundo” vai desistir da vaquinha da eutanásia?
Após relatar que não estava mais sentindo dores, Carolina foi questionada por alguns seguidores se iria desistir da vaquinha para fazer a eutanásia na Suíça ou devolver o dinheiro para quem fez a doação. Entretanto, até o momento dessa matéria, a jovem ainda não fez nenhum pronunciamento do que fará a respeito sobre o assunto.
Antes de ser internada na UTI para realizar a sonoterapia, Carolina fez um vídeo explicando que precisou mudar o objetivo da vaquinha para a plataforma não cancelar a campanha.
"Eles me solicitaram para remover ou editar a vaquinha. Então, eu editei lá a campanha da vaquinha, que o dinheiro será para arcar com os custos do tratamento. E os custos do tratamento variam muito, depois posso especificar cada um deles para vocês“, detalhou.
Leia também: Peeling de fenol: causa da morte de empresário é divulgada e não tem a ver com ferimentos no rosto