Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O brócolis é um vegetal muito nutritivo e cheio de benefícios à saúde. Algumas de suas propriedades mais notáveis são a quantidade de fibras, que promovem a saúde digestiva e ajudam a nos manter saciados por mais tempo. Ele também contém grande quantidade de vitamina C, um antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a manter a pele saudável.
Além disso, é uma boa fonte de vitamina K, importante para a coagulação do sangue e a saúde óssea. Ele também contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas e cardíacas. Por último, o brócolis tem poucas calorias e é rico em nutrientes, sendo um excelente alimento para incluir num estilo de vida saudável e equilibrado.
Mesmo assim, algumas pessoas podem não gostar do seu sabor ou textura, o que pode levar a opiniões divergentes sobre este vegetal.
Leia também: 5 receitas com brócolis saudáveis e gostosas
Por que algumas pessoas não gostam de brócolis?
Existem vários motivos pelos quais algumas pessoas podem não gostar de brócolis. Um dos motivos mais comuns é a sensibilidade a certos sabores amargos, sendo que os brócolis podem ter um final levemente amargo que muitos não gostam. Além disso, a textura do brócolis cozido pode não agradar a todos, pois pode ser um pouco fibrosa ou crocante.
É preciso ter em mente que o tempo de cozimento do brócolis e a maneira como você cozinha o ele pode influenciar nisso. Quando cozido demais, pode ficar muito mole ou desenvolver um odor forte que não é muito agradável para algumas pessoas, principalmente para crianças.
Mas existe uma solução para eliminar o amargor do brócolis mesmo depois de cozido: são os temperos que você pode adicionar para deixar o brócolis mais saboroso.
Algumas opções populares são sal, limão e pimenta ou molho de soja. Mas, na verdade, o brócolis combina perfeitamente com mostarda, como em um acompanhamento de brócolis cremoso com iogurte e mostarda.
Leia também: Mostarda protege fígado, melhora digestão e oferece muitos outros benefícios
Brócolis fica bom com mostarda
O que a mostarda oferece aos pratos com brócolis? Ela adiciona um sabor único e um toque picante ao brócolis, que por si só é um vegetal bastante suave.
A mostarda é uma planta da família das Brassicaceae cujas sementes são utilizadas para criar o condimento que conhecemos como mostarda. As sementes podem ser de diversas cores, como amarelo, marrom ou preto, e são moídas e misturadas com líquidos ácidos, como vinagre ou vinho, além de outros ingredientes como sal, açúcar, especiarias e ervas, para criar mostarda caseira, por exemplo.
A mostarda pode ter diferentes variedades e sabores, desde suave e suave até picante e forte, dependendo da mistura de ingredientes utilizados no seu preparo. É um condimento que acompanha bem sanduíches e que incrementa molhos para saladas, marinadas e cremes. Não só acrescenta sabor aos alimentos, mas também proporciona benefícios à saúde devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Por esses motivos, a mostarda combina muito bem com brócolis. Em primeiro lugar, o sabor ligeiramente picante e ácido da mostarda realça e complementa o sabor suave e ligeiramente amargo do brócolis. Esta combinação de sabores cria um equilíbrio agradável no paladar, tornando o prato mais interessante e complexo.
Além disso, a mostarda adiciona uma camada extra de sabor sem a necessidade de adicionar outros ingredientes. E, por último, adiciona uma textura suave e cremosa aos brócolis cozidos, o que pode proporcionar uma mordida ainda mais agradável.
Saiba mais: Bolinho de brócolis na frigideira