Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
No último sábado (20), a morte de um ator da TV Globo gerou alguns debates na internet. Tommy Schiano, que participou da novela Pantanal, já estava em casa após uma comemoração com amigos, quando se desequilibrou, caiu de sua sacada e não resistiu aos ferimentos. Neste caso, em específico, um detalhe intrigou: a queda foi de apenas quatro metros.
Apesar de parecer ser relativamente baixa, a altura de quatro metros, de fato, pode ser considerada perigosa. Quedas dessa altura podem resultar em ferimentos graves e até fatais, dependendo de vários fatores como a posição em que o indivíduo cai, o tipo de superfície onde aterrissou e as condições físicas dele no momento do acidente.
Leia também: 5 dicas para prevenir e tratar lesões por esforço repetitivo (LER)
As condições físicas que oferecem mais riscos em caso de queda
Dentre as principais condições físicas que aumentam a probabilidade de uma queda de quatro metros ser fatal, estão:
- Idade: pessoas idosas têm os ossos mais frágeis, o que aumenta as chances de fraturas graves e, por consequência, o risco de fatalidade
- Menor massa muscular: pessoas mais magras estão mais propensas a absorver um maior impacto em caso de queda
- Falta de reflexo: pessoas com os reflexos comprometidos, como as que sofrem de Parkinson ou Alzheimer, também correm mais risco de vida em caso de acidentes como esse, visto que sem o reflexo, não há como tentar amortecer a queda
- Estado de consciência alterado: o indivíduo que está sob efeito de álcool, como pode ter sido o caso do ator de Pantanal, perdem o equilíbrio e a coordenação motora, o que pode resultar em quedas com ferimentos mais graves e em um maior risco de morte.
Leia também: 4 brincadeiras com os netos que servem de exercícios para idosos
Qual a altura mínima para uma queda ser fatal?
A altura para uma queda ser fatal pode ser muito variável, pois há quem sobreviva a uma queda de avião, que envolve quilômetros de altura, e há também quem não resista aos ferimentos de uma queda da altura do próprio corpo — como em casos de escorregões.
No entanto, de acordo com a NR-35, disponibilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a altura mínima considerada para risco de morte em caso de queda é de dois metros. Esta norma em questão, estabelece que qualquer trabalho realizado a uma altura igual ou superior a dois metros do nível inferior deve seguir rigorosas medidas de segurança para evitar acidentes fatais, como o de Tommy Schiano.
O que causa a morte em uma queda?
Uma queda fatal pode ser ocasionada por uma série de fatores, como:
- Lesões na cabeça, como o traumatismo craniano
- Traumas em órgãos vitais, como pulmões e coração
- Fraturas ósseas
- Hemorragias internas
Saiba mais: 9 alimentos aliados da saúde dos ossos (e um inimigo)
Referências
NORMA Regulamentadora No. 35 (NR-35). Ministério do Trabalho e Emprego, [s. l.], 1 jan. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/normas-regulamentadora/normas-regulamentadoras-vigentes/norma-regulamentadora-no-35-nr-35. Acesso em: 26 jul. 2024.