Profissional da educação física, treinadora da academia Evoque
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Com a idade, é comum perdermos massa muscular e uma das zonas onde mais notamos isso é na pele dos braços. Isso porque, a cada década, a partir dos 40 anos, perdemos até 8% da massa magra e, com o tempo, o corpo produz menos colágeno na pele. O resultado destes acontecimentos é que a pele dos braços perde firmeza e acaba ficando cada vez mais flácida e perdendo o tônus.
Leia também: O segredo delas: 6 alimentos ricos em colágeno que combatem as rugas de dentro para fora
Que exercícios praticar para fortalecer os braços depois dos 50 anos?
Felizmente, o esporte é um aliado perfeito para dizer adeus às conhecidas “asas de morcego” e o treino de força permite aumentar a massa muscular e também tonificar os braços.
Quanto maior o volume do músculo, menor o percentual de gordura corporal, mas para atingir nosso objetivo é necessário realizar exercícios específicos tanto para tríceps quanto para bíceps.
1 - O exercício perfeito para fortalecer os braços
Os mergulhos não são fáceis nem divertidos de fazer, mas o resultado físico é muito eficaz. Este exercício consiste em colocar as duas mãos num banco, de costas. Os braços são colocados para trás e os cotovelos ligeiramente voltados para dentro.
2 - O exercício recomendado para afinar os braços
Este exercício é um clássico nas rotinas esportivas para a parte superior do corpo: flexões fechadas. Basta colocar as mãos no chão, sob os ombros, e as pernas devem estar bem estendidas. Uma vez na posição, você deve dobrar os cotovelos e abaixar o corpo lentamente até tocar o chão.
Atenção, os cotovelos devem permanecer próximos ao corpo, e ao chegar ao chão deve-se empurrar e subir novamente. Para iniciantes, é recomendado fazer este exercício com os joelhos no chão.
3 - O exercício para trabalhar a flacidez dos braços
Ao praticar este exercício chamado retrocesso, ou tríceps coice, você sentirá como trabalha a região do antebraço, ou seja, onde se acumula mais flacidez.
“Esse exercício, quando executado corretamente, é um grande aliado para quem deseja obter ganho de força e massa muscular neste segmento do corpo e eliminar o temido ‘tchauzinho’”, explicou a profissional de educação física Thayani Cristina, em entrevista anterior ao MinhaVida.
Para fazê-lo, é simples! Fique de joelhos ou com as costas na diagonal, e com um haltere na mão, estenda o braço para trás, com o cotovelo fixo e próximo ao corpo. A cada movimento, expire e, após duas séries de 15 repetições, passe para o outro braço e repita o mesmo.
Saiba mais: Melhores exercícios para definir as pernas: como fazer segundo personal