Médico dermatologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associaç&#x...
iVocê já ouviu alguém dizer que tem alergia a dinheiro? Pois saiba que isso existe e vamos explicar. As cédulas de dinheiro são manipuladas por muitas pessoas e passam por diversos ambientes, o que faz com que acumulem diversas substâncias e microrganismos. A dermatite de contato por notas de dinheiro é uma reação cutânea inflamatória causada pelo contato direto com substâncias presentes nas células ou moedas. Ela pode ser tanto de caráter irritativo quanto alérgico.
Alguns dos componentes que podem causar dermatite de contato incluem:
1. Níquel: Utilizado na produção de tintas para impressão de cédulas e nas moedas, o níquel é um alérgeno comum e pode causar dermatite alérgica de contato.
2. Resinas e colas: Presentes na fabricação do papel das cédulas, podem causar reações irritativas ou alérgicas.
3. Tintas e corantes: As substâncias químicas presentes nas tintas podem ser irritantes para algumas pessoas.
4. Contaminantes externos: O manuseio de dinheiro por várias pessoas e sua circulação em diferentes ambientes podem levar à contaminação por produtos químicos, sujeira e microrganismos, que podem causar reações na pele.
Leia mais: "Alergia" a orgasmo: homem sofre com reação rara ao ejacular
Sintomas de alergia a dinheiro
Os sintomas da dermatite de contato por notas de dinheiro podem variar de leve à grave e geralmente incluem: vermelhidão e inchaço da pele, coceira intensa, ressecamento, descamação e, em casos mais intensos, até mesmo a formação de bolhas.
Muitas vezes o diagnóstico é feito apenas pelo quadro clínico e a história, no entanto, o teste de contato pode ser necessário em algumas situações para confirmação, especialmente quando a suspeita é de uma dermatite alérgica.
Leia mais: Dermatite de contato: fotos da internet podem confundir diagnóstico. O que fazer em caso de dúvida?
Como tratar alergia a dinheiro?
E como tratar algo tão corriqueiro do nosso dia a dia? O tratamento e prevenção envolvem evitar o contato com o agente causador e podem incluir:
- Uso de luvas ao manusear dinheiro em casos mais intensos
- Aplicação de cremes hidratantes e emolientes para restaurar a barreira cutânea
- Uso de corticosteróides tópicos para reduzir a inflamação.
A dermatite de contato por notas de dinheiro é uma condição tratável e, na maioria dos casos, pode ser evitada com medidas de prevenção adequadas.
Leia também: Pomadas para dermatite: 5 tipos diferentes e quando são recomendadas