Médico cirurgião plástico formado pela conceituada escola da UFRJ, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plást...
iEle está sempre em evidência, mas é esquecido quando a preocupação é estética corporal. No entanto, o pescoço pode comprometer a beleza e a harmonia facial ao revelar sinais de envelhecimento. A região pode apresentar rugas, flacidez e falta de viço, além de excesso de pele, queda da musculatura e queixo duplo ou papada. Esse envelhecimento precoce na região próxima ao rosto ocorre devido à genética ou falta de alguns cuidados ao longo da vida, entre o público feminino ou masculino.
As rugas finas na região do pescoço se tornam mais aparentes com o avanço da idade, podendo aumentar para rugas mais profundas, largas, além da flacidez de pele e da musculatura. Para entender melhor o que ocorre na região, rugas finas são chamadas de rugas estáticas e associadas à perda do colágeno, responsável pela sustentação e elasticidade da pele, além da influência negativa da exposição solar.
Já as profundas estão relacionadas com o envelhecimento natural do corpo, podendo surgir mesmo com os músculos da face relaxados. Enquanto que a flacidez no pescoço está intimamente ligada a dois fatores: o excesso de gordura causado pelo inevitável fator genético, excesso de peso e a perda da musculatura, devido ao envelhecimento natural e espontâneo.
Já o excesso de pele na região do queixo, que antecede ao pescoço, leva ao acúmulo de gordura e flacidez facial, mais conhecido como papada. Além do envelhecimento, do efeito sanfona (engorda e emagrece), a genética é um fator determinante na formação da papada.
Leia também: O segredo delas: 6 alimentos ricos em colágeno que combatem as rugas de dentro para fora
O rejuvenescimento deve ser regido pelos mesmos cuidados com a pele, seja da face, queixo ou pescoço
A ideia de que a pele do pescoço é mais resistente aos efeitos negativos internos e externos é equivocada, pois é uma pele tão sensível, frágil e fina quanto a do rosto. Portanto é determinante usar filtro solar e hidratante todos os dias, evitar exposição ao sol, combater o estresse e o tabagismo, adotar uma alimentação saudável e dormir oito horas.
Estes são considerados cuidados essenciais para a beleza de toda a região, que engloba a face e áreas adjacentes. O estresse e o cigarro dificultam a vascularização da pele e favorecem o envelhecimento na região do queixo e do pescoço.
Como rejuvenescer o pescoço com cirurgia plástica
Mas procedimentos da cirurgia plástica podem ser adotados. O excesso de gordura na região pode ser removido com a lipoaspiração tradicional. A hidrolipo de papada é um procedimento estético que também elimina os depósitos de gordura localizada abaixo do queixo e no pescoço, definindo os contornos da região.
É mais indicado para pacientes com acúmulo de gordura moderado. A cirurgia utiliza uma técnica minimamente invasiva de forma segura, que não danifica os tecidos próximos e utiliza aplicação de anestesia local para evitar desconfortos durante o tratamento. Não exige período de internação, com riscos reduzidos, o procedimento é feito com aplicação de injeções de soro fisiológico na região que deverá ser aspirada. A técnica infiltrativa é menos traumática, pois diminui consideravelmente o sangramento no local, o que permite recuperação bem mais rápida.
Já problemas como a sobra de pele, flacidez excessiva, queda pronunciada da musculatura e rugas acentuadas ao redor, o recomendado é a cervicoplastia, para o ângulo cervico mandibular (pescoço e mandíbula). Visando o rejuvenescimento completo, a cirurgia trata toda a região do pescoço, podendo redefinir o contorno ao reposicionar o tecido cutâneo. Através de um pequeno deslocamento, as estruturas de pele, músculo e tecido adiposo são recolocadas e tracionadas.
A técnica remove excesso de gordura, reposiciona e suspende o tecido que recobre a musculatura da região. Para tanto, a pele é separada da gordura e músculos abaixo e em seguida é aspirada a gordura ao redor do pescoço, para aperfeiçoar o contorno.
Tratamentos estéticos para pescoço flácido também podem dar efeito
A inovação em termos de tecnologia médica é Facetite, uma das ponteiras do aparelho Bodytite, que pode ser utilizado para o rejuvenescimento facial e na região do pescoço. Ao utilizar a tecnologia de radiofrequência de forma minimamente invasiva, com a quebra das células de gordura, permite a melhora significativa da flacidez na região, resgatando o viço, a uniformidade e a qualidade tecidual.
O resultado se assemelha ao lifting, sem deixar cicatriz aparente ou efeito de pele visivelmente esticada e resultado inestético. O efeito é o mais natural, com definição, mas sem acúmulo de gorduras ou rugas finas ou profundas.
Em geral, a maioria dos pacientes que buscam o rejuvenescimento na região do pescoço são homens e mulheres a partir dos 40 anos, mas não há nenhuma restrição de idade. Em todos os procedimentos médicos é exigida uma avaliação do paciente, que aborde características físicas e o histórico clínico.
Saiba mais: A idade certa para começar a aplicar botox preventivo é MUITO antes do que você imagina