Com 22 anos de experiência como psicóloga clínica, a Dra. Sirlene possui MBA em Gestão de pessoas pela FGV, estuda...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê já tentou de tudo para aliviar a ansiedade: meditação, yoga, exercícios físicos, até aquele chazinho clássico de camomila. Mas, quando o coração acelera e a mente não para, parece que nenhuma dessas táticas funciona.
E se eu te dissesse que existe uma técnica simples e eficaz que pode te ajudar a se acalmar em minutos, sem precisar de remédios ou longas sessões de meditação? Trata-se de um exercício de respiração fácil de aprender e que pode ser feito em qualquer lugar.
Curioso para saber qual? O MinhaVida entrevistou a psicóloga Sirlene Ferreira, que ensinou como fazer essa respiração, além de destacar os principais benefícios para a saúde. Veja só!
Esse simples exercício de respiração diminui os níveis de ansiedade em minutos
Tem dias que a ansiedade bate muito forte. Aquele acúmulo de preocupações acaba deixando você com a cabeça a mil e o coração acelerado, beirando uma crise ansiosa. Embora seja um momento difícil de lidar, saiba que é possível controlar esses sintomas com um exercício simples, mas poderoso, de respiração.
De acordo com a psicóloga Sirlene Ferreira, uma técnica de respiração altamente eficaz para controlar a ansiedade é a respiração nasal alternada, que, além de ajudar em momentos estressantes ao longo do dia, também pode ser um grande auxílio na hora de dormir.
A especialista deu o passo a passo de como praticar essa respiração:
- Sente-se ou deite-se confortavelmente e feche os olhos.
- Use o polegar da mão direita para fechar a narina direita.
- Inspire lentamente pela narina esquerda, contando até 4.
- Feche a narina esquerda com o dedo anelar e solte o ar pela narina direita, contando até 4.
- Inspire pela narina direita, contando até 4.
- Feche a narina direita e solte o ar pela narina esquerda, contando até 4.
- Depois, é só repetir esse ciclo por 5 a 10 minutos.
Leia também: Crise de ansiedade: 12 sintomas antes de um episódio
Os benefícios desse exercício de respiração para a saúde
Quando a ansiedade bate, nosso corpo entra em modo de alerta, o que altera nossa respiração e aumenta a tensão. Mas, ao aprender a controlar a respiração, podemos sinalizar ao nosso corpo que está tudo bem, trazendo de volta aquela sensação de calma e tranquilidade, conforme explica a psicóloga:
“Este exercício ajuda a equilibrar o sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e promovendo uma sensação de calma e clareza mental. É uma técnica rápida e eficaz para controlar o estresse e melhorar a qualidade do sono”, disse a especialista.
Ao focar na respiração, você também diminui a frequência cardíaca e ativa o sistema nervoso parassimpático, responsável por acalmar o corpo. Isso ajuda a reduzir a produção de cortisol, o hormônio do estresse, e aumenta a sensação de bem-estar.
É como um botão de "reset" instantâneo para a mente, que todos nós precisamos de vez em quando.
Fez o exercício e a ansiedade não passou? Chegou a hora de procurar ajuda
Se você praticou esse exercício de respiração e ainda assim sente que a ansiedade não passou, é importante reconhecer que nem sempre podemos resolver tudo sozinhos. Essa ansiedade constante pode ser um sinal de que algo mais profundo está acontecendo.
Em um artigo escrito para o MinhaVida, a psicóloga Adriana de Araújo revelou os sintomas que indicam a necessidade de tratar a ansiedade com ajuda de um especialista.
“Existem alguns sinais de alerta que podem indicar a necessidade de buscar ajuda profissional para a ansiedade, como ataques de pânico frequentes, preocupações excessivas e persistentes, dificuldade em realizar tarefas diárias, mudanças significativas no humor e no comportamento, e problemas de sono”, alertou.
É importante entender que psicólogos e terapeutas estão aí para oferecer suporte, técnicas e tratamentos que podem fazer toda a diferença no tratamento da ansiedade. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física.
Leia também: Ansiedade noturna: como lidar com coração acelerado, pensamentos ruins e dificuldade de dormir