Terapeuta Clínica há 15 anos com abordagem cognitiva comportamental. Especialista clínica em Ansiedade, Crise de Pânico...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Dentre os mais variados objetivos que uma pessoa pode ter, ser feliz, provavelmente é o principal. E se há algo que intriga quando falamos de felicidade, é o fato de existir tanta gente com esse mesmo propósito, o colocando como mais um plano para o futuro. Pensando nisso, surge a dúvida: afinal, qual é o segredo para ser feliz de verdade?
Ao MinhaVida, a psicóloga Larissa Fonseca explicou que a felicidade está profundamente conectada à saúde mental. Segundo ela, é fundamental ter a resiliência e a percepção positiva da vida para conseguir ser feliz.
“Quando cuidamos da nossa saúde mental, nos relacionamos com os outros de forma saudável, nos cuidamos melhor e percebemos melhora na autoestima. Isso tudo contribui para uma sensação duradoura de bem-estar. Além disso, quando a saúde mental está equilibrada, nossos neurotransmissores funcionam melhor. A serotonina, dopamina, noradrenalina, GABA e endorfinas desempenham papéis cruciais na regulação do humor e no prazer, influenciando diretamente a felicidade”, contou a especialista.
Leia também: 7 hábitos que podem levar qualquer um a ser feliz de acordo com a ciência
Quais são os sinais de que alguém está feliz?
Larissa explica que para saber se a pessoa é feliz de verdade, basta analisarmos alguns indicativos, como:
- Um sorriso genuíno, que envolve não só os lábios, mas também o olhar
- Demonstração de energia, vitalidade e disposição para enfrentar o dia com entusiasmo
- Atitude positiva em relação à vida
- Satisfação pessoal e animação com as próprias conquistas
- Bom estado de saúde geral, apresentando uma ótima imunidade
O que fazer para ser feliz?
Como dito anteriormente, o segredo para ser feliz está diretamente ligado à saúde mental. Assim sendo, aderir a hábitos que geram impacto positivo no bem-estar emocional é o melhor meio de ter contato com a felicidade. Para te ajudar neste processo, Larissa Fonseca separou algumas dicas simples para ser feliz. São elas:
- Manter bons relacionamentos
- Praticar autocuidado, incluindo alimentação saudável e exercícios
- Ter um sono de qualidade
- Concluir pequenas metas diárias para o cérebro liberar dopamina e proporcionar a sensação de realização pessoal
- Cultivar a gratidão
- Ajudar o próximo
- Gerenciar o estresse
“Por fim, engajar-se em atividades prazerosas e sentir-se conectado com seus valores ajudam a construir uma vida mais satisfatória e feliz”, concluiu a psicóloga.