Thais Kuyumjian, nutricionista e consultora nutricional da rede de franquias Mana Poke. Formada em nutrição, com MBA em...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O poke é uma receita havaiana que ganhou bastante popularidade entre os brasileiros nos últimos anos. Servido em uma tigela, o prato é inspirado na culinária japonesa e é composto por ingredientes combinados, como peixe cru, arroz, frutas, legumes e molho shoyo, que são manuseados com o hashi.
Ao MinhaVida, Thais Kuyumjian, nutricionista e consultora nutricional da rede de franquias Mana Poke, contou que, além de saboroso, o poke é uma refeição muito benéfica para a saúde.
“Ele é feito com alimentos que compõem a pirâmide de nutrientes necessários para a saúde e o bem-estar do corpo, contando com o equilíbrio entre proteínas, carboidratos, vitaminas e fibras”, explicou.
Leia também: 5 alimentos ultraprocessados que parecem saudáveis, mas não são
Quando um poke não é saudável?
Apesar de ser considerada uma refeição altamente benéfica para a saúde, a depender da combinação de ingredientes, o poke pode não ser tão saudável assim. Segundo Thais, o ideal é evitar acrescentar na tigela ingredientes ricos em gorduras trans, açúcares e sódio, tais como:
- Salgadinhos
- Nachos
- Peixes e frangos empanados
- Molhos à base de maionese
Leia também: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio
Como deixar o poke saudável?
“Para tornar um poke saudável, a escolha dos ingredientes deve ser a mais natural possível, frescos, alimentos da época que, na sua essência, não são ultraprocessados”, recomenda a nutricionista.
Uma combinação fit e saudável para montar o poke
Para te ajudar a escolher um poke saudável, saboroso e bem completo, Thais Kuyumjian selecionou uma excelente combinação:
- Mix de folhas
- Grão-de-bico
- Salmão
- Shimeji
- Manga
- Cenoura
- Pepino
- Castanha-do-pará
- Gergelim
- Cebolinha
Leia também: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição