Veridiana Sass Veiga Roque, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) em Macaé/RJ.Nutricionista, pós...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você já ouviu falar dos grãos de chia, provavelmente sabe que eles são os queridinhos das dietas saudáveis. Muita gente adiciona chia ao iogurte, à salada de frutas ou até aos smoothies, mas poucos sabem o real impacto que ela pode ter na saúde.
A nutricionista Carolina Villalta compartilhou em seu Instagram os três principais benefícios da chia, revelando que essa sementinha vai muito além de uma simples moda alimentar. Quer saber como a chia pode transformar a sua alimentação? Confira o conteúdo abaixo!
Semente de chia: um aliado da saúde
As sementes de chia são consideradas um superalimento graças às suas qualidades nutricionais particularmente benéficas. Elas são "ricas em fibras, polifenóis e ácidos graxos ômega-3", disse a nutricionista. Graças a esses benefícios, elas têm um efeito positivo em nosso corpo.
Elas previnem doenças cardiovasculares. De fato, as sementes de chia ajudam a reduzir os distúrbios que podem afetar o coração e os vasos sanguíneos. Carolina explicou que elas desempenham "um papel interessante na prevenção de doenças cardiovasculares ao reduzir a pressão arterial, o colesterol e a inflamação".
Elas protegem as células porque são ricas em antioxidantes e polifenóis. Como resultado, as sementes de chia protegem as células contra danos e podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer.
Leia mais: Como consumir goji berry, chia, chá de hibisco e outros alimentos que ajudam a emagrecer
As sementes de chia também são boas para a digestão
Elas regulam os níveis de açúcar no sangue e promovem a saúde intestinal: as sementes de chia são ricas em fibras. Elas contêm cerca de 35g de fibras por 100g, o que é bastante. No entanto, a especialista explica que, dessas 35g de fibras, 20g são fibras solúveis, que ajudam a "regular os níveis de açúcar no sangue e promover a saúde gastrointestinal, aumentando o volume das fezes", detalhou a nutricionista em seu post no Instagram.
Em entrevista anterior ao Minha Vida, a nutricionista Veridiana Sass acrescentou outros benefícios da chia para a saúde: "As sementes de chia, por serem altamente nutritivas, trazem diversos benefícios à saúde, como propriedades anti-inflamatórias."
Conheça a lista completa de benefícios da chia:
- Auxílio na perda de peso, promovendo sensação de saciedade;
- Melhora do funcionamento do sistema digestivo;
- Prevenção da constipação;
- Controle da glicemia;
- Prevenção de condições como obesidade, hipertensão, artrite e doenças cardiovasculares;
- Contribuição para o ganho de massa muscular;
- Redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol;
- Fortalecimento da saúde óssea.
Como incluir a chia na alimentação?
A chia pode ser consumida de várias formas, sendo que a mais comum é a ingestão das sementes inteiras. Elas também podem ser utilizadas trituradas, em pó ou como óleo. "Podem ser adicionadas a frutas, misturadas em mingaus, massas de panquecas, pães e bolos, vitaminas, sucos, iogurtes, saladas e sopas", sugere Veridiana, especialista no assunto.
Outra opção é hidratar as sementes, deixando-as de molho na água por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, forma-se um gel que pode ser consumido puro ou adicionado a receitas para dar mais consistência. "Esse gel de chia pode até substituir ovos em algumas receitas ou ser usado para engrossar molhos", acrescenta a nutricionista.
Leia também: Receitas com chia: confira 10 pratos saborosos que turbinam a dieta