É bacharel em Nutrição com especialização em Nutrição Clínica e Coach em Mindfulness para Nutrição (Nutrição Comportamen...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando você compra uma caixinha de morangos e encontra algumas frutas com uma manchinha de mofo, você costuma cortar a parte ruim e aproveitar o restante? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho. Afinal, ninguém quer desperdiçar essa fruta deliciosa e cara, principalmente quando está fora de época. Mas será que essa prática é segura para a saúde?
Para esclarecer essa dúvida, o MinhaVida entrevistou Elaine Rosa, nutricionista da Clínica Dra. Simone Neri, para entender se realmente é uma boa ideia salvar o morango ou se o melhor mesmo é jogar toda a fruta fora. Acompanhe!
Podemos comer morango que tem uma parte mofada?
Encontrar um morango bonito e suculento com uma parte mofada é sempre uma decepção. Mas será que dá para cortar essa parte ruim da fruta e aproveitar o resto? Segundo a nutricionista, o ideal é não consumir nenhuma parte de um alimento com mofo.
“Mesmo que você retire a parte afetada, o mofo pode ter se espalhado pelo interior da fruta, contendo toxinas invisíveis a olho nu, mas que ainda estão presentes. Agora, se o morango estiver apenas levemente machucado, mas sem sinais de mofo, você pode usá-lo para fazer compotas, doces, geleias, smoothies e sorvetes. No entanto, em caso de mofo, o indicado é descartar a fruta.”
Por isso, fique atento aos sinais de mofo no morango: eles começam como pequenas manchas brancas, cinzas ou esverdeadas, que podem parecer uma camada aveludada ou um pó fino na superfície da fruta. Além disso, a área mofada também tende a ficar mais mole ou até mesmo viscosa ao toque.
Leia mais: Frozen iogurte de morango: sobremesa saudável leva apenas 3 ingredientes
Comer morango mofado causa riscos para a saúde?
O mofo que aparece em frutas como o morango é causado por fungos que, além de deixarem a fruta com um aspecto desagradável, podem produzir micotoxinas – substâncias tóxicas que podem provocar diversas reações no seu organismo, conforme explica Elaine:
“Essas toxinas podem causar problemas gastrointestinais, como náuseas e vômitos, reações alérgicas e, dependendo do tipo de mofo, até intoxicação alimentar”, alerta a especialista.
Como lavar o morango antes de comer
Além de ter cuidado com o mofo nos morangos, também é importante saber como higienizar bem essas frutas.
- Lave os morangos em água corrente.
- Deixe-os de molho em uma solução de água com vinagre (1 parte de vinagre para 3 partes de água) ou use hipoclorito de sódio (20 ml para 1 litro de água) por cerca de 5-10 minutos.
- Enxágue bem com água corrente.
Uma dica na hora de fazer a higiene é não tirar os cabinhos verdes antes de lavar. Isso evita que a água penetre na fruta, o que pode deixá-la encharcada e menos saborosa.
Também é importante colocar os morangos em uma toalha de papel ou em um pano de prato limpo para secar. Evite deixá-los muito tempo no escorredor, pois a umidade pode acelerar o processo de deterioração.
Na hora de guardar os morangos, se quiser que eles durem mais, a dica é armazená-los em um pote com tampa, forrado com papel toalha no fundo.
Leia também: Deixe os morangos de molho com bicarbonato antes de comer e veja o acontece