Médico dermatologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associaç&#x...
iPerder as sobrancelhas pode ser uma experiência chata e até preocupante. Afinal, elas são super importantes para a nossa expressão facial e até para a proteção dos olhos. Se você está notando que seus pelos estão caindo, é bom ficar de olho, pois isso pode estar relacionado a várias condições de saúde. Vamos falar sobre algumas delas?
Qual pode ser a causa da queda das sobrancelhas?
A alopecia areata é uma condição em que o sistema imunológico acaba atacando os folículos capilares, fazendo os pelos caírem. Isso pode acontecer em qualquer parte do corpo, incluindo as sobrancelhas. Às vezes, os pelos voltam a crescer sozinhos, mas em outros casos, o tratamento pode ser necessário, com uso de minoxidil, corticoides tópicos ou mesmo injetáveis.
A dermatite seborreica é uma inflamação que geralmente aparece em áreas mais oleosas da pele, como o couro cabeludo e o rosto. A condição pode causar coceira, vermelhidão, descamação e, como consequência, pode enfraquecer os folículos capilares, fazendo com que os pelos das sobrancelhas caiam. O bom é que os sintomas podem ser controlados com o tratamento adequado, que pode incluir o uso de hidratantes apropriados e pomadas corticoides.
Se a sua tireoide não está funcionando direito, isso pode afetar várias partes do corpo, incluindo as sobrancelhas. No hipotireoidismo, os hormônios que regulam o crescimento dos pelos estão em falta, o que pode fazer com que eles caiam, especialmente na parte final das sobrancelhas.
A tricotilomania é um transtorno que faz com que a pessoa tenha vontade de arrancar os próprios pelos, inclusive das sobrancelhas, sendo elas um dos principais locais afetados. Isso pode acabar gerando falhas e até a perda total dos pelos, se não for tratado. O tratamento pode envolver a terapia psicológica, que ajuda a controlar esse transtorno.
Infecções na pele, sejam causadas por fungos ou bactérias, também podem causar a perda de pelos nas sobrancelhas. Essas infecções precisam ser tratadas com medicamentos específicos, como antifúngicos ou antibióticos. Outra causa muito comum é a sífilis, que pode levar à perda dos pelos da sobrancelha.
Além dessas condições, outros fatores também podem causar a perda das sobrancelhas, como o estresse (que pode levar ao eflúvio telógeno), deficiências nutricionais, tratamentos como a quimioterapia, cicatrizes de lesões ou cirurgias, doenças autoimunes, como o lúpus e o líquen plano pilar, e alopecia frontal fibrosante.
Se você está percebendo que as sobrancelhas estão afinando ou caindo, vale a pena procurar um dermatologista. Ele é o profissional mais indicado para determinar a causa e orientar o tratamento.
Saiba mais: Como fazer a sobrancelha crescer: veja dicas supersimples