Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Algumas histórias são tão boas que merecem destaque. É o caso desta linda relação entre neta e avô que deu origem a uma invenção inovadora: um copo especial para pessoas com doença de Parkinson.
O caso ganhou as manchetes em 2014 e ainda hoje repercute na internet. Na época, Lily Born, de 11 anos, inspirada no avô que sofria do mal de Parkinson, criou um copo para ajudá-lo, sem imaginar que sua invenção se tornaria um grande sucesso, gerando milhões de dólares.
Aos 9 anos, quando percebeu que seu avô tinha dificuldade em segurar um copo comum e beber dele, derramando líquidos em si mesmo devido aos tremores causados pela doença, ela começou a desenvolver a ideia de um copo que fosse oferecer maior estabilidade.
Leia também: Consome cinco vezes menos e não precisa de gás: é a invenção francesa que quer substituir o ar condicionado
Um copo como nenhum outro
Ainda muito jovem, Lily criou a primeira versão do copo Canguru, que tinha três pernas para evitar derramamentos. Quando o pai de Lily viu, ficou impressionado e decidiu comercializá-lo, lançando uma campanha de crowdfunding para levar o copo ao mercado.
Diante do sucesso das primeiras versões do copo, pai e filha aprimoraram ainda mais o produto, tornando-o em cerâmica e não mais em plástico. Porém, ao perceberem que esse material também não era adequado, lançaram um novo modelo, feito de um tipo diferente de plástico, com cabos mais resistentes e pés mais duráveis.
O copo Canguru tornou-se assim um produto essencial para aqueles que, como o avô da Lily, precisa de uma ajudinha para levar uma vida mais confortável, como é o caso das pessoas com doença de Parkinson.
10 anos depois, o que aconteceu com Lily?
Hoje, aos 21 anos, Lily ainda trabalha. Ela é diretora e chefe de invenções da Imagiroo, empresa que criou para produzir copos . “Adoro os aspectos de design, prototipagem e marketing do negócio, e quando não estou trabalhando na promoção das copos e pensando em outras maneiras de tornar a vida mais fácil, gosto muito de atuar, cantar e rabiscar ”, explica ela em seu site.
Segundo Lily, mais de 1.000 copos de cerâmica e 10.000 copos de plástico foram vendidos através dos sites de crowdfunding. “Lançamos agora uma nova versão do copo de plástico inquebrável, que será útil não só para pessoas com problemas de mobilidade, mas também para crianças e adultos que simplesmente querem um copo melhor”, acrescentou.
Leia também: Transplante de cérebro existe? Neurologista explica
Como funcionam os copos?
Os copos ainda estão à venda no site oficial da Imagiroo, empresa criada por Lily, e são um grande sucesso. Vários modelos estão disponíveis, com designs inovadores que evitam o derramamento de líquidos.
Os três pés integrados nas copos garantem uma base mais larga e estável, reduzindo o risco de o copo tombar facilmente. Mesmo que as mãos do usuário tremam, o copo permanece firmemente colocado na superfície. Além disso, o design foi projetado para manter o centro de gravidade baixo, o que aumenta a estabilidade.
E isso não é tudo: as grandes alças ergonômicas proporcionam uma pegada mais firme e segura. Isto facilita a manipulação do copo, mesmo para pessoas com controle motor limitado.
Leia também: Espasmo muscular nas mãos e nos pés: causa e tratamentos