Nutricionista e farmacêutica, pós graduada em Terapias Integrativas, especializada em modulação intestinal, psiquiatria...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Você já teve a sensação de barriga mais inchada do que o normal, mesmo sem ter exagerado na comida? Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo ideais, conta que esse desconforto pode estar relacionado aos alimentos que você consome diariamente.
“O inchaço abdominal pode ser resultado da fermentação de carboidratos, da produção de gases bacterianos ou da retenção de líquidos, o que depende da composição do alimento e da resposta fisiológica individual”.
Assim sendo, para te ajudar a minimizar essa situação, o MinhaVida, juntamente com Verônica, separou uma lista dos 5 alimentos que mais deixam a barriga inchada. Confira!
Leia também: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio
5 alimentos que mais deixam a barriga inchada
1 - Leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha
“Esses alimentos são conhecidos por causar inchaço devido ao seu alto teor de fibras e oligossacarídeos. Esses carboidratos não são completamente digeridos no intestino delgado e chegam ao cólon, onde são fermentados por bactérias intestinais, produzindo gases como hidrogênio, metano e dióxido de carbono, e com isso causando o desconforto/inchaço abdominal”, conta Verônica.
2 - Os Vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas
Esses alimentos contêm fibras e compostos sulfurados, como o sulfeto de hidrogênio, que podem causar desconforto digestivo quando fermentados no intestino. Verônica explica que eles também são ricos em glucosinolatos, que durante a digestão, são quebrados em compostos que podem aumentar a produção de gases .
3 - Frutas ricas em frutose e sorbitol, como maçã, pera, manga e algumas frutas secas
Essas frutas podem causar inchaço em pessoas que têm dificuldade em absorver esses açúcares (frutose e sorbitol) no intestino delgado.
4 - Os laticínios são outra causa comum de inchaço
Laticínios podem causar inchaço, especialmente, em indivíduos com intolerância à lactose. “A lactose não digerida chega ao cólon, onde é fermentada pelas bactérias, o que gera a produção de gases e distensão abdominal”.
5 - Os alimentos ricos em sódio, como os processados e embutidos
Comidas ricas em sódio podem causar retenção de líquidos e, por consequência, a sensação de inchaço.
“O inchaço e desconforto são comuns mas, NÃO é normal. Antes de fazer qualquer restrição, procure ajuda profissional, pois cada intestino é único”, alerta a nutricionista.
Leia também: Comida que ajuda a emagrecer: esses 7 alimentos que podem acelerar seu metabolismo
As melhores opções para desinchar a barriga
De acordo com Verônica Dias, para desinchar a barriga algumas mudanças simples nos hábitos alimentares podem ser muito eficazes, tais como:
- Aumentar a ingestão de água
- Aumentar a ingestão de fibras solúveis
- Consumir alimentos ricos em probióticos
- Consumir chá de ervas, como o de hortelã, gengibre, camomila e de erva-doce
Leia também: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição