Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), Lizandra Arita é psicóloga institucional e c...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iCada relação é única e, por isso, não existe uma única fórmula mágica para bons relacionamentos. Afinal, cada pessoa tem suas preferências na hora de se relacionar, coisas que gosta mais ou gosta menos e até características pessoais que influenciam na relação.
Mas existem certas atitudes que podemos tomar ao nos relacionarmos que levam a uma parceria saudável e amorosa. Para saber melhor sobre quais são elas, pedimos à psicóloga Lizandra Arita, da Clínica Mantelli, que nos ajudasse a listar comportamentos comuns em casais felizes.
Continue lendo que vamos mostrar quais são!
Leia mais: Estudo mostra o que faz um relacionamento ser bem-sucedido
5 comportamentos de casais felizes
Quando pensamos em relacionamentos felizes, imaginamos que eles são fruto de grandes gestos e esforços contínuos. “No entanto, a realidade mostra que muitas vezes, são as pequenas atitudes diárias (que muitas vezes fazemos sem perceber) que fazem toda a diferença”, fala Lizandra.
Ela usou sua experiência clínica e sua observação de casais durante os tratamentos e listou cinco comportamentos comuns entre aqueles que vivem relacionamentos saudáveis e felizes. Vamos à lista!
1. Comunicação aberta e sincera
“Casais felizes não evitam conversar sobre seus sentimentos, medos e expectativas. Eles mantêm um diálogo constante, sem medo de expor suas vulnerabilidades”, fala Lizandra. Essa comunicação aberta, segundo ela, permite que ambos os parceiros se sintam compreendidos e valorizados, fortalecendo a confiança mútua.
“Minha principal dica é: dedique um tempo regularmente para conversar sobre como você se sente e ouvir o seu parceiro, mesmo sobre assuntos que pareçam pequenos. Isso faz muita diferença”.
2. Valorização de pequenos gestos
Grandes gestos de carinho e presentes podem demonstrar o amor em uma relação, mas o que mantém um relacionamento sólido e feliz, segundo a especialista, são gestos pequenos e singelos de carinho, como um abraço inesperado ou um elogio sincero.
“Casais felizes conseguem fazer isso e reconhecem e apreciam as pequenas coisas que o outro faz, mantendo a conexão e o afeto sempre presentes. Procure sempre mostrar gratidão pelos gestos diários do seu parceiro. Mesmo um simples ‘obrigado’ pode ter um grande impacto”.
Leia mais: Você pratica gratidão? Entenda como desenvolver esse sentimento
3. Respeito às diferenças
Discordâncias e diferenças são naturais em todas as relações, a questão é como isso impacta a relação. Casais felizes, segundo Lizandra, em vez de tentarem mudar um ao outro, respeitam essas particularidades.
“Esse respeito cria um ambiente de aceitação, em que cada um se sente livre para ser quem é. Em vez de focar nas diferenças, busque entender e valorizar as perspectivas do seu parceiro”.
4. Compromisso com o crescimento pessoal e do relacionamento:
Casais felizes andam juntos, trabalhando unidos para que cada um se desenvolva plenamente e para que a relação prospere. “Eles incentivam e apoiam os sonhos e objetivos do parceiro, ao mesmo tempo em que trabalham juntos para construir uma vida compartilhada”, fala.
Para chegar nesse ponto, incentive o desenvolvimento pessoal do seu parceiro e busque atividades que promovam o crescimento do relacionamento, como cursos ou hobbies em conjunto.
5. Manutenção de um sentimento de parceria
Um casal feliz e funcional deve funcionar como um time, enfrentando os desafios da vida juntos. “Eles tomam decisões em conjunto, celebram conquistas mútuas e se apoiam nos momentos difíceis. Essa sensação de parceria fortalece o vínculo e cria uma base sólida para o relacionamento”, fala Lizandra. A dica dela, nesse caso, é encarar os desafios como algo a ser resolvido em equipe, celebrando as vitórias, por menores que sejam, como um time.
Leia mais: Recomeçar um relacionamento é uma prova de amor e humildade
Atitudes que realmente importam
Se você busca um relacionamento mais feliz e equilibrado, lembre-se que isso passa por uma construção diária - muito mais do que por grandes gestos de amor. Os comportamentos que sustentam relacionamentos felizes muitas vezes, na realidade, passam despercebidos.
“Pequenos gestos de carinho, respeito e compromisso com o crescimento são os pilares que fazem a diferença. Ao ter atenção com essas atitudes no dia a dia, você estará contribuindo para que seu relacionamento seja mais saudável e duradouro”, finaliza.