Entre janeiro de 1996 e agosto de 2003, concluiu o bacharelado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio dos Sinos. Po...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Você tem o costume de falar algo para si mesmo em frente a um espelho? Isso é um ótimo sinal. Ao MinhaVida, a psicóloga Denise Milk explica que usar o espelho para conversar consigo mesmo é uma prática que tende a ser bem favorável à saúde mental e emocional.
“Esse hábito pode funcionar como uma forma de autoconhecimento e reflexão, ajudando o indivíduo a se conectar melhor com suas próprias emoções e pensamentos. Quando nos vemos no espelho, estamos confrontando diretamente a nossa própria imagem, o que pode nos ajudar a ganhar clareza sobre nossas metas, emoções e desafios”, conta.
Abaixo, confira os principais benefícios desta prática segundo a especialista.
Leia também: Vergonha de usar biquíni? Veja 4 dicas para superá-la
Os benefícios de falar sozinho em frente ao espelho
1 - Aumento da autoconfiança
“Ao afirmar seus valores e competências olhando nos próprios olhos, você reforça sua autoconfiança, algo essencial para líderes que precisam tomar decisões difíceis e inspirar suas equipes”.
2 - Fortalecimento da autoimagem
“Esse momento de autorreflexão pode ajudar a melhorar a autoimagem, permitindo que você reconheça suas qualidades e áreas de desenvolvimento de maneira mais equilibrada”.
3 - Redução do estresse
“Expressar sentimentos em voz alta pode atuar como uma válvula de escape para o estresse acumulado, ajudando a liberar tensões e a encarar os desafios diários com mais serenidade”
4 - Clareza mental
“Falar com você mesmo pode organizar seus pensamentos e ajudar na formulação de estratégias mais eficazes para alcançar suas metas pessoais e profissionais”.
Leia também: 5 maneiras de vencer o medo de falar em público
5 frases para dizer em frente ao espelho e aumentar a autoconfiança
Dizem que “as palavras têm poder” e, de certo modo, isto tem um pouco de verdade. Dizer frases específicas para si mesmo diante de um espelho pode contribuir eficientemente para a saúde emocional. Denise Milk destacam cinco:
- “Eu sou capaz de liderar com empatia e eficácia”
- “Estou preparado para enfrentar os desafios de hoje com confiança e calma”
- “Minha capacidade de resolver problemas é uma das minhas maiores forças”
- "Eu confio nas minhas decisões e na minha intuição"
- “Cada desafio é uma oportunidade de crescimento”.
“Essas frases funcionam como mantras que podem reprogramar a mente para adotar uma postura mais positiva e proativa diante das demandas do trabalho. Ao repetir essas afirmações regularmente, você está fortalecendo sua resiliência emocional”, finalizou a psicóloga.
Leia também: Em qual idade você atingirá o pico de sua autoestima? Ciência responde