Formada em nutrição, tem pós-graduação em nutrição estética esportiva, em nutrição fitoterápica e em genética e epigenét...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iCom o passar dos anos, especialmente após os 30, muitas pessoas notam uma dificuldade maior para perder gordura abdominal e acabam culpando a redução do metabolismo e outros fatores associados ao envelhecimento.
Porém, não adianta ficar culpando o metabolismo, viu? É até verdade que ele desacelera com a idade, mas existem muitos fatores envolvidos, como perda de massa muscular, mudanças hormonais e redução da prática de atividades físicas.
“Depois dos 30 anos, algumas pessoas relatam que emagrecer fica mais desafiador. Porém, o grande problema não é a idade”, fala a nutricionista Thays Pomini. “Aos 30 anos a gente tem alguma tendência à perda de massa muscular - e, com menos músculo, nós temos menos gasto de energia”, completa.
Porém, segundo ela, aos 30 isso ainda não é tão impactante a ponto de dificultar o processo de perda de peso. “Esses fatores são muito mais impactantes na terceira idade”, garante. Segundo ela, o mais importante é fazer ajustes no estilo de vida se você precisa perder barriga.
Leia mais: Dieta para perder barriga: veja cardápio para emagrecer
Você precisa fazer essas 5 mudanças se quer perder barriga
Com a ajuda da nutricionista Thays Pomini, o MinhaVida listou algumas mudanças que você deve fazer na sua rotina se você quer perder gordura abdominal depois dos 30 anos. Veja quais são as dicas da especialista!
1. Aprenda a administrar seu estresse
Sabemos que essa fase da vida é marcada por muito trabalho, tarefas e obrigações que temos que lidar e isso pode gerar situações frequentes de estresse - o que pode ser um problema quando o objetivo é emagrecer.
“O estresse aumenta a nível de cortisol, que é um hormônio associado, principalmente, ao acúmulo de gordura abdominal. E o impacto de um sono ruim também é bem comum e afeta o metabolismo e os hormônios que regulam a fome e a saciedade”, fala.
Por isso, a dica é encontrar formas de relaxar, como meditação, respiração profunda e prática de exercícios regulares (que também vão dar aquela ajuda extra para queimar mais calorias).
2. Evite ao máximo os ultraprocessados
Alimentos ultraprocessados são aqueles que passam por diversos processos industriais e adição de ingredientes para que cheguem às prateleiras, como biscoitos e bolachas, salgadinhos de pacote, alimentos congelados “prontos” para comer, entre outros. Eles são uma “bomba calórica”, cheios de açúcar, sal e gordura, e devem ser evitados sempre que possível.
Em vez deles, constitua a maior parte da sua alimentação com alimentos saudáveis e in natura. “Mudanças no estilo de vida são sempre importantes, não só para o emagrecimento, mas também para a qualidade de vida. Então, uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais, proteínas magras, grãos integrais e gorduras, principalmente insaturadas, é o que você deve priorizar para emagrecer”, diz Thays.
3. Priorize o treino de força
Incorporar exercícios de força, como musculação, ajuda a preservar e aumentar a massa muscular, o que, por sua vez, acelera o gasto calórico em repouso. Além disso, o treino de força ajuda a tonificar a região abdominal e melhorar a postura, contribuindo para uma aparência mais definida. “Se possível (quase que obrigatório), faça alguma atividade física, incluindo o treinamento de força, que é muito importante para construir massa muscular”, recomenda Thays.
Leia mais: Estudo sugere a quantidade de treino ideal para perder peso
4. Coma mais fibras e proteínas
Uma alimentação rica em proteínas e fibras é fundamental para controlar a fome e aumentar a saciedade. As proteínas ajudam na manutenção muscular, enquanto as fibras regulam a digestão e evitam picos de glicose, que podem levar ao acúmulo de gordura. Alimentos como frango, peixe, ovos, grãos integrais e vegetais devem estar presentes na dieta diária se você quer perder barriga.
5. Inclua exercícios aeróbicos regularmente
Além do treino de força, os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida ou ciclismo, são eficazes para queimar calorias e reduzir a gordura corporal. A combinação de treinos aeróbicos com o treino de força, que já falamos acima, é muito indicada, pois potencializa a perda de peso e melhora a saúde cardiovascular, um fator essencial para quem deseja manter a forma após os 30.
Leia mais: 6 exercícios aeróbicos eficientes para perder barriga
Aposte no que realmente funciona!
Não existem fórmulas mágicas, para qualquer idade o que funciona para emagrecer é fazer uma reeducação alimentar e praticar exercícios com regularidade (de força e aeróbicos). Além desses dois fatores, controlar o estresse e ter boas noites de sono é tudo o que seu corpo precisa para ficar forte e saudável.
“Busque um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a profissional, buscando técnicas de relaxamento que possam ajudar nesse manejo do estresse. Sempre que puder, tenha o acompanhamento ou de nutricionista, de um treinador e de um médico para ter as melhores condutas traçadas para as suas necessidades”, finaliza a nutricionista.