Entre janeiro de 1996 e agosto de 2003, concluiu o bacharelado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio dos Sinos. Po...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Lidar com a falta de dinheiro é algo que muitas pessoas enfrentam no dia a dia. Seja para pagar contas, sustentar a casa ou tentar manter um estilo de vida, a preocupação constante com as finanças pode acabar afetando não só o bolso, como também a saúde.
Ao MinhaVida, a psicóloga Denise Milk explica que a situação financeira pode ser um reflexo de dificuldades emocionais, como insegurança ou problemas em lidar com o estresse.
“A falta de dinheiro se torna, então, um ciclo vicioso, onde o estresse financeiro piora as condições emocionais e vice-versa, criando um impacto negativo tanto na vida pessoal quanto na profissional”.
Leia também: O que é saúde mental? Descubra a importância de cuidar de si
Como a falta de dinheiro pode afetar a saúde mental?
De acordo com Denise, a falta de recursos financeiros pode desencadear ou agravar diversas condições mentais. As mais comuns incluem:
- Ansiedade
- Depressão
- Estresse crônico
- Transtornos alimentares
- Baixa autoestima
- Transtornos do sono, como insônia
“No contexto empresarial, colaboradores que se encontram em dificuldades financeiras podem se sentir presos em uma espiral de desânimo e desmotivação. A sensação de impotência diante da instabilidade financeira pode intensificar sentimentos de baixa autoestima, gerar inseguranças profundas e criar um ambiente interno de constante preocupação”, conta a especialista.
Como lidar com a falta de dinheiro?
Denise explica que lidar com a falta de dinheiro, para além de uma simples organização financeira, é necessário entender e enfrentar as emoções que estão por trás desta situação. Assim sendo, procurar ajuda profissional, através de psicoterapias, pode ajudar a lidar e reverter esta condição.
“Encara-se a falta de dinheiro como um desafio que pode ser superado com planejamento e apoio adequado. Isso pode ajudar a tornar o indivíduo mais resiliente, capaz de transformar uma situação difícil em uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Afinal, superar dificuldades financeiras é não apenas uma vitória econômica, mas também uma conquista emocional que fortalece o caráter e a confiança de cada um” finaliza a psicóloga.
Leia também: Se você é capaz de dizer essas 10 frases com confiança, está vivendo uma vida mais feliz que a maioria das pessoas