Com título de especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário do Triângulo e especialista em fitoterapia pe...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A gordura localizada na barriga tende a ser bastante incômoda para a maioria das pessoas, afinal, ela costuma ser fácil de acumular e bem difícil de eliminar. Mas apesar de necessitar de um pouco mais de esforço, perder barriga não é uma missão impossível.
Assim sendo, o MinhaVida conversou com a Daniela Zuin, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, que explicou o porquê do acúmulo de gordura abdominal e quais são os melhores chás para perder barriga e emagrecer o corpo como um todo. Confira!
Leia também: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio
O que causa o acúmulo de gordura na região abdominal?
Existe uma série de razões por trás do acúmulo de gordura abdominal. Segundo Daniela Zuin, os fatores podem envolver:
1 - O estrogênio
“Nas mulheres, o estrogênio ajuda a distribuir a gordura de forma mais uniforme pelo corpo. No entanto, com a chegada da perimenopausa (que pode começar até 10 anos antes da menopausa) e da menopausa, os níveis de estrogênio diminuem, levando a um acúmulo de gordura na região abdominal”.
2 - Cortisol
“Conhecido como o hormônio do estresse, o cortisol em níveis elevados pode promover o acúmulo de gordura, especialmente no abdômen. Situações de estresse crônico mantêm o cortisol alto, dificultando a perda de peso”.
3 - Resistência à Insulina
“Quando o corpo se torna menos eficiente em usar a insulina, o açúcar no sangue aumenta, e o corpo começa a armazenar mais gordura, especialmente na região abdominal. A resistência à insulina é frequentemente associada a dietas ricas em carboidratos refinados e açúcares”.
4 - Genética
“A predisposição genética pode influenciar onde e como o corpo armazena gordura. Algumas pessoas têm uma tendência maior a acumular gordura no abdômen, enquanto outras podem ganhar peso de forma mais uniforme”.
5 - Idade
“À medida que envelhecemos, o metabolismo desacelera, tornando mais fácil ganhar peso e mais difícil perder. A perda de massa muscular, comum com a idade, também contribui para essa mudança, já que os músculos queimam mais calorias do que gordura”.
6 - Sedentarismo e má alimentação
“A falta de atividade física contribui diretamente para o acúmulo de gordura no corpo. Uma dieta rica em calorias, açúcares e gorduras saturadas pode levar ao ganho de peso, em especial, na região do abdômen”.
7 - Falta de sono
“A falta de sono de qualidade afeta os hormônios que regulam a fome e a saciedade, como a grelina e a leptina. O sono inadequado também aumenta os níveis de cortisol, o que, como mencionado, pode contribuir para o aumento da gordura abdominal”.
Leia também: 10 alimentos que você deveria comer todos os dias (feijão é um deles!)
8 chás que podem ajudar na perda de gordura abdominal
Devido às suas propriedades, alguns chás ajudam a acelerar o metabolismo, queimar gordura e reduzir a inflamação da região abdominal. De acordo com Daniela, as melhores opções de chás para perder barriga são:
- Chá-verde
- Chá de hibisco
- Chá de gengibre
- Chá de canela
- Chá de dente-de-leão
- Chá de menta
- Chá-mate
- Chá de rooibos
“Combinando esses chás com uma alimentação equilibrada e atividade física regular, você estará fortalecendo seu corpo para emagrecer de forma saudável e sustentável”, aconselha, por fim, a nutricionista.
Leia também: 8 alimentos com mais proteína que um ovo