Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Embora sejam necessários apenas três ingredientes para fazer um pão, armazená-lo de uma forma que fique ele continue fresco e saboroso é um grande desafio. Dependendo de como e onde você guarda o pão, ele pode ficar borrachento, muito duro e até mofar.
É muito comum guardarmos o pão em um saco plástico ou na mesma embalagem de papel em que o compramos. No entanto, existe uma maneira muito simples de fazer o pão durar o máximo possível e permanecer fresco.
Nunca guarde o pão em um saco plástico
O padeiro holandês Joost Arijs tem uma série de recomendações quando se trata de formas de armazenar o pão para ele que fique o mais fresco possível. Ele afirma categoricamente: “nunca o guarde em um saco plástico”. Embora seja uma maneira simples e muito prática, essa é a pior coisa que podemos usar para armazenar o pão, pois impede a troca de ar e umidade com o exterior.
As condições da nossa casa fazem com que o saco fique úmido rapidamente, fazendo com que o pão perca sua crocância. Além disso, o mofo é outro fator pelo qual não devemos deixar o pão em um saco plástico. E quando o mofo começa a aparecer, não há escolha a não ser jogar o pão fora.
Se o pão for guardado em saco plástico fechado, os fungos e bactérias que já estão no ambiente se alimentam rapidamente do pão nesse ambiente úmido, facilitando o aparecimento de mofo. Por esse motivo, os especialistas sempre recomendam que nunca guardemos o pão em um saco plástico. O mesmo se aplica a outros recipientes herméticos de plástico ou vidro sem “espaço para respirar”.
Acredite ou não, a melhor forma de conservar o pão para evitar o crescimento de mofo é usar um saco de papel. O fato das padarias continuarem vendendo pão em saco de papel não é por acaso, pois é uma embalagem que pode manter o pão mais fresco, além de ser uma forma de fazer o pão respirar e a crosta ficar crocante por mais tempo.
No entanto, esse não é um remédio milagroso. Pois, depois de um ou dois dias, você notará, logicamente, que o pão não ficará no mesmo formato, mas pelo menos podemos guardá-lo um pouco mais de tempo. Talvez você já tenha notado que, quando compramos pão de forma em um saco plástico transparente e o deixamos muito tempo na embalagem, sem que ele respire, acabará aparecendo mofo mais cedo ou mais tarde.
Mas só o saco de papel tradicional não é suficiente. Também é recomendado que seja papel manteiga, o que evita que o pão resseque com o tempo. Embora um saco de papel não retenha umidade, ele permite que a umidade do pão escape. Por isso, depois de algumas horas, vemos que o pão permanece duro nestes sacos. Quando o papel utilizado é o papel manteiga, ele pode durar muito mais tempo.
Se a sua padaria oferece sacos de papel manteiga, o melhor que podemos fazer é guardar o pão nesses sacos. Caso contrário, existem lojas que vendem papel manteiga para armazenar alimentos, permitindo que permaneçam frescos por mais tempo. Claro, lembre-se que isso só servirá por alguns dias, pois o pão pode acabar ficando com um gosto estragado se deixarmos por muito mais tempo.
A cera de abelha também é um tipo de embalagem que pode ser adquirida em determinadas lojas e pode manter os alimentos frescos por mais tempo. Isso protege a umidade dos alimentos enquanto mantém a troca de ar para evitar mofo.
As típicas caixas de pão que são colocadas sobre a mesa também são uma boa opção, pois permitem manter o pão em um ambiente ventilado. E se não quiser consumir na hora, você pode guardar um pouco de pão no freezer e tirar na próxima vez que for consumir.