Michelle Ferreira, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais), especialista em nutrição na saúde da mu...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Para conquistar o tão desejado cabelo longo, muitas mulheres buscam por produtos específicos nas lojas de cosméticos, como os famosos tônicos capilares, e apostam em massagens para estimular o couro cabeludo.
Há quem já tem ciência de que a alimentação exerce um papel fundamental para que o cabelo cresça saudável, mas nem todos sabem que, assim como a comida pode ajudar, ela pode atrapalhar o crescimento dos fios.
Leia também: Como fazer a sobrancelha crescer: veja dicas supersimples
Alimentos que atrapalham o crescimento do cabelo
Para que seu cabelo cresça mais forte, primeiramente, tente ter uma dieta balanceada, e fique de olho no consumo exagerado dos seguintes alimentos:
1 - Açúcar
Em excesso, o açúcar pode aumentar os níveis de insulina no organismo, podendo afetar hormônios responsáveis pela manutenção da saúde do cabelo.
2 - Álcool
O consumo exagerado de álcool também deve ser evitado por quem almeja ter longas madeixas. Isso porque essa bebida desidrata o corpo, tornando mais dificultosa a absorção de nutrientes essenciais para o crescimento capilar.
3 - Alimentos ultraprocessados
Produtos como salgadinhos, fast foods e comidas congeladas estão entre os principais “inimigos” do cabelo saudável, pois são ricos em gorduras saturadas, que tendem a estimular a produção de sebo no couro cabeludo e, por consequência, obstruir os folículos capilares.
Leia também: Dá para fazer os cílios crescerem? Veja dicas da dermatologista!
Alimentos que ajudam o cabelo a crescer
Ao MinhaVida, Michelle Ferreira, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica que a chave para o cabelo crescer mais saudável e bonito é a alimentação rica em alguns nutrientes.
“Uma dieta balanceada, rica em proteínas, vitaminas e minerais como biotina, ferro, vitamina C, ômega-3, zinco e vitamina A, é essencial para a saúde e crescimento dos cabelos. Incluir esses nutrientes na sua alimentação regular pode promover um cabelo mais forte, brilhante e saudável”.
Dentre as principais fontes destes nutrientes, a nutricionista destaca:
- Ovos (biotina, proteínas e zinco)
- Peixes gordurosos (ômega-3 e proteínas)
- Espinafre (vitamina A e vitamina C)
- Sementes de linhaça e chia (ômega-3)
- Frutas cítricas (vitamina C)
- Nozes e castanhas (zinco e ômega-3)
- Cenoura (vitamina A)
- Grãos integrais, como aveia e quinoa (zinco e ferro)
- Frango (proteínas)
Leia também: Queda de cabelo pode ser controlada com dieta? Conheça 5 alimentos com biotina