Especialista em nutrição clínica e Terapeuta Nutricional comportamental.
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
É fato que, para além de praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável é um hábito crucial para o emagrecimento. Mas se você quer perder barriga rápido, deve também dar atenção a um detalhe importante: o que esta comendo antes do horário de dormir.
Ao MinhaVida, Priscila Reis, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, conta que existem alguns alimentos que influenciam no acúmulo de gordura abdominal se consumido a noite. Veja quais!
Leia também: Abdominal: 12 tipos para perder a barriga, emagrecer e mais
O que não comer a noite para perder barriga
Priscila lista os alimentos ricos em calorias, carboidratos refinados e gorduras saturadas que, se ingeridos antes do horário de dormir, podem aumentar ainda mais o percentual de gordura na região da barriga. São eles:
- Alimentos ricos em açúcar, como doces e refrigerantes
- Carboidratos refinados, como pães brancos, massas e biscoitos
- Fritura e alimentos ultraprocessados, como pizzas, salgadinhos e fast foods
“Isso ocorre porque, à noite, o corpo tende a diminuir o gasto energético e a resistência à insulina pode ser maior, facilitando o acúmulo de gordura”, explica.
Leia também: Para perder barriga depois dos 30, essas são as 5 mudanças que é preciso fazer
Alimentos ideais para comer à noite
Para perder gordura abdominal, a nutricionista recomenda que as refeições noturnas sejam leves e ricas em nutrientes que promovam saciedade. Ela destaca as melhores opções de proteínas magras, vegetais, gorduras saudáveis e carboidratos complexos:
- Peixe
- Frango
- Ovos
- Tofu
- Saladas
- Sopas de legumes
- Espinafre
- Brócolis
- Abobrinha
- Abacate
- Nozes
- Amêndoas
- Batata-doce
- Quinoa
- Aveia
Leia também: 5 vilões da dieta que não te deixam emagrecer
Deixar de comer à noite é bom para perder barriga rápido?
Priscila frisa que não é recomendável deixar de fazer refeições à noite para perder gordura abdominal. A nutricionista explica que o jejum prolongado pode resultar em uma desaceleração do metabolismo e à perda de massa muscular, o que dificulta a queima de gordura a longo prazo.
“Além disso, pular refeições pode aumentar a sensação de fome, levando a episódios de compulsão alimentar e escolhas não saudáveis. A chave está em escolher alimentos adequados e em quantidades equilibradas. Outro ponto importante é o horário da última refeição. Jantar cedo é uma excelente estratégia para quem quer reduzir gordura abdominal”, finaliza.
Leia também: Para perder barriga de vez é melhor tirar esses 5 alimentos do cardápio