Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Ter um lar saudável e bem estruturado tende a ser um dos principais desejos dos brasileiros, afinal, quando está tudo indo bem dentro de casa, é provável que a pessoa tenha sucesso em outros âmbitos da vida — como o profissional, e, por consequência, alcance a felicidade.
Mas engana-se quem pensa que para isso basta fazer o básico, como ter o controle das despesas, comprar novos brinquedos para as crianças ou garantir viagens nas férias escolares. Na verdade, a chave para ter uma família feliz está em um detalhe que aqueles que têm uma rotina corrida costumam deixar de lado: o tempo de qualidade.
Ao MinhaVida, Vanessa Valle, especialista em Gestão do Tempo, explica que o tempo de qualidade trata-se do período em que um indivíduo tem sua atenção totalmente dedicada a alguém ou alguma atividade, sem distrações.
“No contexto familiar, isso significa estar verdadeiramente presente nos momentos com os filhos ou cônjuge, focando na interação e na conexão emocional, em vez de apenas estar fisicamente ao lado deles. O tempo de qualidade não está relacionado à quantidade de horas, mas sim à profundidade e ao valor das interações, sendo uma maneira de mostrar que, apesar das demandas do dia a dia, as pessoas mais importantes estão sendo priorizadas”.
Leia também: Para aumentar a autoestima das crianças, os pais devem dizer estas 7 frases no dia a dia
Qual é a importância de se ter tempo de qualidade com os filhos?
Como dito anteriormente por Vanessa, a importância de se ter tempo de qualidade com as crianças vai além de estar presente fisicamente. Conforme a especialista, esses momentos são cruciais para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social dos pequenos. Confira os benefícios:
- Desenvolvimento emocional e cognitivo
- Fortalecimento do vínculo familiar
- Desenvolvimento da autoestima
- Transmissão de valores e ensinamentos
- Impacto no bem-estar geral
“Quando os pais dedicam atenção exclusiva aos filhos, criam um ambiente de confiança e segurança, onde as crianças se sentem livres para expressar seus sentimentos, dúvidas e pensamentos, aumentando a conexão familiar. Por isso, mesmo em meio a uma rotina corrida, esses momentos são indispensáveis para o bem-estar e a felicidade tanto dos filhos quanto dos pais”, aconselha Vanessa.
Leia também: Se você quer que seu filho te respeite quando adulto, precisa acabar com estes 7 hábitos
Como gerenciar o tempo para ter mais bons momentos com os filhos?
Vanessa frisa que, para os pais que têm uma rotina cheia, o gerenciamento eficaz do tempo é a chave para garantir bons momentos com as crianças. Segundo ela, o primeiro passo é ter ciência de que mais do que a quantidade, a qualidade do tempo passado com os filhos é o que realmente faz a diferença.
“Um ponto crucial é a priorização. Os pais precisam identificar os momentos que podem ser dedicados exclusivamente aos filhos, mesmo que sejam curtos, e tratá-los como compromissos importantes. Isso pode incluir reservar meia hora ao final do dia para conversar, brincar ou até mesmo participar de atividades cotidianas”, orienta.
A especialista também destaca outra estratégia importante: integrar as crianças na rotina. “Deste modo, os pais podem transformar tarefas comuns, como caminhar juntos até a escola ou compartilhar o preparo do café, em oportunidades de conexão”.
Por fim, Vanessa relembra da importância de desligar-se de distrações enquanto estiver com as crianças e dá uma recomendação para aqueles que querem ter uma família mais feliz.
“Uma dica importante é planejar atividades em família nos momentos de folga, como finais de semana ou pequenas pausas no meio da semana. Esses eventos podem ser simples, como uma caminhada no parque, um jogo de tabuleiro ou assistir a um filme juntos. O importante é que eles estejam presentes de forma intencional e engajada”, finaliza.
Leia também: Para que as crianças se tornem adultos felizes, os pais devem fazer essas 18 perguntas estimulantes regularmente