Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Colher a sua própria fruta é a maneira mais econômica e sustentável de obter nosso próprio alimento. Mas ninguém nos conta que há certas árvores que definitivamente não são recomendadas para se ter em casa, e hoje vamos explicar o porquê.
Estas são as 4 árvores frutíferas que você não deve ter em seu pomar ou jardim se não quiser ter problemas em sua casa ou jardim. Tome nota!
4 árvores frutíferas que você não deve ter em sua horta ou pomar
1. Romã
As romãs são frutas frescas da estação que muitos adoram e, embora sejam fáceis de cuidar, precisam de muito espaço para cultivar uma árvore exuberante cheia de romãs. O maior “porém” se deve principalmente às raízes que se espalham pelo solo para capturar o máximo de nutrientes possíveis.
Essa árvore também costuma crescer muito e em todas as direções, portanto, você terá que podar constantemente seus galhos e folhas. Além disso, se suas raízes crescerem muito, elas podem levantar o solo e atrapalhar canos ou estruturas.
2. Mancenilheira
Essa árvore também é conhecida como a árvore da morte, pois representa um risco por completo. Sua seiva leitosa contém o poderoso irritante forbol, o contato com suas folhas pode provocar danos a pele.
Queimar a madeira desta árvore pode cegá-lo temporariamente e causar sérios problemas respiratórios devido à fumaça. Embora seu fruto possa ter um sabor agradavelmente doce, após alguns momentos produz um sabor picante que transita para uma sensação de queimação, lacrimejamento e aperto na garganta.
3. Figueira
Os figos são frutas deliciosas que não têm comparação. Porém, sua árvore pode ficar bastante suja, pois durante o outono e o inverno as folhas e frutos que não foram colhidos caem. Embora isto possa ser um banquete para as abelhas, para nós pode significar uma árvore de alta manutenção.
A figueira, como também é conhecida, deve ser podada constantemente porque seus galhos se estendem muito, o que pode obstruir o espaço para outras árvores frutíferas. Outra dor de cabeça que essa linda árvore frutífera causa é que suas raízes são invasivas, tanto que podem quebrar facilmente o chão de concreto e também os canos.
Portanto, recomenda-se colocá-lo o mais longe possível, a pelo menos 10 metros de qualquer construção.
4. Mamey
Embora não seja tão popular no Brasil, o mamey é considerada ouro mexicano, mas tem o mesmo problema da figueira. Sua árvore pode perfurar pisos e tubos mesmo que a superfície seja de concreto. Suas raízes se estendem tanto que podem atingir vários metros de profundidade no solo.
Saiba mais: Duas lindas plantas que garantem uma casa sem pulgas ou carrapatos