Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
É provável que em alguma ocasião, em um parque ou na rua, você tenha notado árvores frutíferas cujos troncos estavam pintados de branco. E se você tem dúvidas em relação a essa prática peculiar, pode ficar tranquilo, porque hoje o MinhaVida irá revelar o motivo.
Trata-se de uma técnica milenar de cuidado de árvores chamada caiação, uma barreira física feita à base de cal.
Leia também: Duas lindas plantas que garantem uma casa sem pulgas ou carrapatos
Qual é a finalidade de adicionar cal às árvores frutíferas?
- Prevenção de pragas e doenças: a cal cria uma barreira física que dificulta a proliferação de insetos e fungos, como pulgões ou fungos da madeira
- Regulação da temperatura: a cal ajuda a manter uma temperatura mais estável no tronco, evitando mudanças bruscas que podem danificar a árvore
- Correção do pH do solo: em alguns casos, a cal pode ajudar a corrigir o pH excessivamente ácido do solo, melhorando a disponibilidade de nutrientes para a árvore
- Proteção solar: a cal atua como refletor dos raios solares, evitando que o tronco queime, principalmente nos meses mais quentes. Isso é essencial para evitar rachaduras e danos à casca.
Quando e como adicionar cal às árvores frutíferas corretamente
Como a cal é um produto biodegradável, ele cairá com a chuva e, por isso, uma recomendação é que a cada ano ela seja renovada desde a parte inferior do tronco até uma altura que vai depender da árvore e que pode ser de até 1 metro.
Para realizar este procedimento, pode-se utilizar cal hidratada ou cal virgem, que é uma substância encontrada em forma de rochas, que estará pronta para ser misturada com água.
Coloque num recipiente a mesma quantidade de cal que a água (ou um pouco menos), e na hora de misturar, você pode ter o auxílio de um palito de madeira. Em seguida, leve ao fogão para aquecer.
No processo, leve em consideração proteger os olhos com óculos e o nariz da inalação dos vapores que surgem. Outra recomendação é que quanto mais espessa for a mistura, mais espessa será a camada, para que você possa modificá-la como achar melhor.
Leve a mistura para um local longe do sol e deixe descansar por vários meses. Limpe o tronco com uma escova de cerdas macias (cerdas plásticas ou naturais) antes de pintar com cal para remover poeira ou possíveis insetos que possam ter aderido.
A princípio, ela ficará um pouco transparente, mas à medida que seca você notará que a cor fica opaca. O ideal é aplicar duas ou três pinceladas para uma melhor aderência e duração.
Leia também: Como plantar alecrim em galhos: é muito simples, mas é preciso escolher a parte certa