Cíntia possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ensino-fundamental-primeiro-graupela...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Conquistar o tão desejado cabelo longo pode ser um desafio para pessoas que, por questões de genética, apresentam um crescimento capilar lento. De acordo com a dermatologista Cíntia Pessin, os fios costumam crescer cerca de 1 centímetro por mês, que equivale a 1 milímetro a cada três dias.
“No entanto, o crescimento pode variar de pessoa para pessoa, devido a fatores genéticos e ambientais. A taxa de crescimento dos cabelos é maior em períodos de temperaturas mais quentes, como no verão, do que em temperaturas mais baixas”, explica.
Embora existam esses fatores, é possível melhorar o potencial de crescimento dos cabelos tomando alguns cuidados essenciais e, para isso, primeiro é preciso entender o que está fazendo o cabelo demorar a crescer. Confira abaixo!
Leia também: Como clarear os cabelos de forma natural? Conheça 4 ingredientes!
O que pode afetar o crescimento do cabelo?
Entre os principais fatores responsáveis pelo crescimento demorado dos cabelos, a dermatologista destaca:
- Carências nutricionais, como a anemia
- Doenças capilares, como o eflúvio telógeno
- Doenças crônicas ou agudas, como hipertireoidismo
- Menopausa, que é quando o potencial de crescimento dos fios fica menor
“Lembrando que as unidades foliculares são estruturas metabolicamente muito ativas, que demandam muita energia e aporte nutricional do organismo”.
Os erros que impedem o crescimento do cabelo
Cíntia conta que existem três erros comuns que fazem com o cabelo demore a crescer, podendo, inclusive, deixá-lo quebradiço e com o aspecto opaco. São eles:
1 - Dieta inadequada
A alimentação é um dos pilares fundamentais para se ter um cabelo forte e saudável. Isso porque através dela é possível ter acesso a nutrientes essenciais para a produção e a manutenção de células do folículo piloso, estrutura responsável pelo crescimento do cabelo.
Entre os ingredientes mais indicados para a saúde capilar, destacam-se:
- Vegetais de folhas verde-escuras
- Fontes de ômega 3, como sardinha, salmão e atum
- Ovos
- Nozes e castanha-do-pará
- Frutas cítricas
2 - Busca por soluções milagrosas
Utilizar receitas ou produtos que se dizem “milagrosos” para o crescimento capilar pode perigoso para a saúde dos fios. “O recomendado é que em vez de buscar de fórmulas milagrosas para tratamento dos cabelos, a pessoa busque fazer uma avaliação médica adequada”, orienta a especialista.
3 - Combinação de químicas
“É necessário evitar sempre que possível combinação de tratamentos como descoloração, tinturas capilares e alisamentos dos cabelos, pois levam à perda proteica das hastes capilares, além de eventualmente provocarem até quebra química dos fios”.
Leia também: Quais as melhores vitaminas para crescer cabelo? Médico revela
O que fazer para que os cabelos tenham um crescimento saudável
Para que os cabelos cresçam saudáveis e bonitos, é preciso fazer mais do que apenas evitar os maus hábitos. Como boas práticas, a dermatologista indica:
- Utilizar produtos (como shampoos e condicionadores) adequados para o seu tipo de cabelo
- Hidratar os fios com máscaras condicionantes pelo menos 1 vez por semana
- Cortar os cabelos regularmente
- Lavar o couro cabeludo no máximo diariamente (para quem tem couro cabeludo muito oleoso ou sudorese intensa) e no mínimo 3 vezes por semana
“Lembrando que o couro cabeludo é pele, sendo assim, está sujeito ao acúmulo de descamação de células mortas, além de impregnação de poeira e da poluição do ar”, finaliza Cíntia.
Leia também: Alecrim faz o cabelo crescer? Conheça os benefícios da erva e como usá-la