Fundador da Neuro Performance EMS Training e Criador do método TOP10Rounds, Lincoln Cavalcante é Personal Trainer e está...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
É fato que os exercícios aeróbicos são excelentes para a perda de peso e o ganho de massa muscular, e dentre as opções mais populares, é a corrida que se destaca. Mas engana-se quem pensa que correr é a melhor atividade dentro desta categoria. Existe uma, em específico, que tem maior potencial de definir o corpo e queimar calorias: a natação.
Ao MinhaVida, Lincoln Cavalcante, personal trainer fundador da Neuro Performance EMS e criador do método TOP10Rounds, explica o porquê do nado ser tão benéfico.
“A natação é uma atividade predominantemente aeróbia. Porém, há a possibilidade de executar a mesma atividade, via metabolismo anaeróbio, isso significa que a ressintetização de energia (ATP) não há presença de oxigênio, e isso gera um estresse metabólico enorme, favorecendo uma grande queima de gordura”.
Leia também: Se você tem mais de 50 anos e quer ganhar massa muscular, precisa incluir esses 7 alimentos no cardápio
Os benefícios da natação
Segundo o especialista, para além de queimar calorias, favorecendo o emagrecimento, a natação também pode ser uma ótima atividade para aqueles que desejam ganhar massa muscular. Com este exercício, é possível definir musculaturas como:
- Peitoral
- Dorsal
- Braços
- Ombros
E para intensificar atividade e acelerar os resultados, Lincoln indica o High Intensity Interval Training (HIIT), que é basicamente um treinamento mais rápido e intenso, intercalado com alguns minutos de intervalo.
“Esse método se aplica a qualquer modalidade esportiva, e acelera a queima da gordura, ideal para quem quer emagrecer”.
As atividades que ajudam a queimar calorias e definir o corpo
Existem outras atividades que, assim como a corrida e a natação, podem ser bem eficientes na queima de gordura e no ganho de massa magra. São eles:
- Crosstraining (exercício funcional)
- Crossfit
- Eletroestimulação muscular de corpo todo
- HIIT funcional
- Calistenia
“Esses exercícios são capazes de trazer o mesmo resultado que a musculação, em casos específicos e feitos em alta intensidade, porém com gasto calórico mais elevado, devido ao maior recrutamento muscular em mais grupos musculares e ao consumo excessivo de oxigênio pós-exercício”, finaliza o personal trainer.
Leia também: Adeus pesos: este é o melhor exercício para ganhar músculos nos braços depois dos 50