Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você acha que receitas de restaurantes precisam de muito tempo para serem preparadas, essa berinjela feita no micro-ondas vai provar o contrário. Simples, prática e deliciosa, ela traz a elegância que esperamos dos pratos gourmet, combinada com a praticidade da cozinha do dia a dia.
Além do sabor, a berinjela é um ingrediente campeão em benefícios para a saúde, repleta de vitaminas, minerais e fibras. Veja como preparar a receita e incluir esse vegetal de forma diferente e deliciosa na sua dieta:
Como fazer berinjela recheada no micro-ondas
Quer preparar uma berinjela recheada com sabor de chef, mas com o mínimo de esforço? Esta receita é para você! Usando o micro-ondas, dá para fazer uma berinjela recheada com soja (ou outro recheio de sua preferência) em poucos passos.
Comece hidratando a soja: coloque cerca de 70-80 gramas em uma tigela com 50 ml de caldo de legumes, 50 gramas de molho de tomate (caseiro é ainda melhor) e algumas colheres de molho de soja. Enquanto ela absorve o caldo, prepare a berinjela: lave, corte ao meio no sentido do comprimento e faça cortes leves na polpa, sem chegar à base. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.
Se preferir, você pode usar outros recheios além da soja, como frango, carne moída ou queijo. O importante é variar nos ingredientes!
Agora, o truque do micro-ondas: coloque as metades em um recipiente próprio, cubra com filme plástico, faça alguns furinhos e leve à potência máxima por 10-12 minutos. A textura fica perfeita, sem precisar de forno!
Assim que a berinjela estiver macia e a soja hidratada, retire um pouco da polpa da berinjela, pique e misture com a soja e o molho. Tempere com páprica, sal e pimenta a gosto. Recheie as berinjelas com essa mistura, cubra com queijo ralado e leve de volta ao micro-ondas até gratinar. Simples demais, não acha?
Os benefícios de comer berinjela, segundo um nutricionista
A berinjela é mais do que apenas um ingrediente na cozinha. Segundo o nutrólogo Edson Credidio, em um artigo escrito para o MinhaVida, ela é uma verdadeira aliada para a saúde:
“Rica em nutrientes importantes como vitamina B5, cálcio, fósforo, ferro e fibra solúvel, esse legume traz uma série de benefícios. A niacina (vitamina B5), por exemplo, protege a pele e ajuda a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo. E os minerais, como cálcio, fósforo e ferro, também contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue”, disse o especialista
Outras curiosidades que pouca gente sabe: a berinjela também é muito boa no controle do colesterol e na proteção do fígado contra o excesso de gorduras; Além disso, seu suco funciona como um diurético natural, auxiliando em casos de inflamações nos rins, bexiga e uretra; O nutrólogo também destaca que “a berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral.”
Leia também: 5 dicas para usar o micro-ondas de forma mais segura e saudável