Graduação em Fisioterapia pela PUC-Campinas. Especialização em Fisioterapia Músculo-Esquelética (formato de residência m...
iÉ possível que você já tenha sentido um certo desconforto ao usar o celular. Talvez, com o passar do tempo, até tenha percebido que o “desconforto” se tornou uma dor aguda e persistente. Isso acontece pois, ao inclinarmos a cabeça para olhar o aparelho, aumentamos a carga na coluna cervical em até 22kg dependendo da angulação.
Essa prática, tão comum no dia a dia, acabou gerando o que hoje chamamos de “síndrome do pescoço de texto”.
O que é a síndrome do pescoço de texto?
Essa síndrome é caracterizada pela sobrecarga da musculatura do pescoço, exatamente, o que as pessoas costumam fazer ao longo do dia, passando horas com a cabeça inclinada para baixo olhando para a tela do smartphone. E os sintomas são, em sua maioria, dores na região do pescoço, que podem começar a descer para os ombros e afetar toda a coluna no longo prazo.
Por conta disso, vários estudos estão sendo realizados para saber o quão grave essa síndrome pode ser e de quais maneiras ela pode afetar a qualidade de vida dos seres humanos. Alguns deles apontam que, a longo prazo, o “text neck” pode chegar a causar lesões na coluna cervical. No entanto, pesquisas continuam sendo realizadas para confirmar essa informação.
Além disso, o uso de smartphones ainda é recente e por esse motivo é necessário continuar avaliando seus efeitos ao longo dos anos para podermos ter certeza sobre como isso pode afetar as pessoas futuramente.
Como evitar a síndrome do pescoço de texto?
Por outro lado, é importante se precaver e tratar os sintomas de dores assim que eles começarem a aparecer, para não haver prejuízos à saúde do corpo no futuro. Para isso podemos começar diminuindo o tempo que gastamos em dispositivos tecnológicos e, ao utilizá-los, lembrar de sempre movimentar a cabeça, soltar o pescoço e permanecer em posição confortável, fazendo alguns alongamentos simples para deixar a musculatura mais relaxada e maleável.
Alguns exercícios que podem ser feitos a fim de evitar ou diminuir a dor causada pelo “pescoço de texto” podem ser movimentar a cabeça, fazendo uma meia-lua e depois girando-a em uma volta completa, ou alongar a região do trapézio, inclinando a cabeça e, com o auxílio da mão, puxando levemente para baixo.
Outro alongamento simples e altamente eficaz é a rotação dos ombros. Para realizá-lo, basta elevar os ombros em direção às orelhas e depois girá-los para trás e para baixo, fazendo círculos amplos. Ao repetir por pelo menos 10 vezes, você já sentirá um grande alívio na musculatura.
Saiba mais: Para acabar com as dores na coluna, você PRECISA incluir esses 4 alongamentos na sua rotina