Mestre em bioengenharia e graduado em educação física
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iCom a vida cada vez mais corrida, encontrar uma atividade física eficaz e que possa ser feita em casa é um passo bem interessante para quem busca manter o corpo ativo, perder gordura corporal e sentir que está com a saúde em dia.
Sabemos que existem muitos benefícios em fazer uma caminhada, mas é possível potencializar os efeitos dessa prática com um exercício similar, mas que promove uma intensidade maior e que pode ser feito em qualquer lugar. Quer saber que exercício é esse? Vem ver!
Aposte na corrida estacionária para treinar em casa!
A corrida estacionária é um exercício simples que consiste em simular a corrida no lugar, levantando os joelhos e movimentando os braços de forma dinâmica.
De acordo com o treinador Adriano Aparecido da Silva, supervisor de capacitação da academia Evoque, “a corrida estacionária é uma alternativa muito eficaz para quem busca melhorar o condicionamento físico de maneira rápida.”
Este exercício pode ser realizado em qualquer espaço, tornando-se ideal para quem não tem acesso a academias ou parques.
Leia mais: Exercício em casa: aprenda a fazer 10 opções de treino
Benefícios da corrida estacionária
Segundo o treinador, a corrida estacionária apresenta uma série de benefícios que a tornam uma ótima escolha para quem busca emagrecimento e melhora do condicionamento físico:
- Intensidade e queima calórica elevada: a corrida estacionária proporciona uma intensidade cardiovascular semelhante à da corrida convencional, resultando em uma queima calórica eficiente em menos tempo
- Ativação muscular completa: durante a corrida estacionária, ocorre o levantamento dos joelhos e o movimento dos braços, o que ativa os músculos dos membros inferiores e do core.
- Eficácia em treinos HIIT: a corrida estacionária se encaixa bem em formatos de treino intervalado de alta intensidade (HIIT). Esses treinos são uma das formas mais eficazes de melhorar o condicionamento físico e promover a perda de gordura.
“De acordo com estudos sobre a fisiologia do exercício, a corrida estacionária apresenta uma intensidade significativamente maior que a caminhada, o que resulta em um aumento mais rápido da frequência cardíaca e um estímulo cardiovascular mais elevado”, fala o treinador.
Agora que você já sabe os benefícios de fazer a corrida estacionária, veja as dicas do treinador de como realizá-la de forma correta!
Leia mais: Treino HIIT para emagrecer: benefícios e como fazer em casa
Como praticar a corrida estacionária?
Siga essas dicas do treinador Adriano Aparecido da Silva para praticar corretamente a corrida estacionária!
- Escolha do local: escolha uma parte da casa com mais espaço, como a sua sala ou o quintal
- Posição Inicial: fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Mantenha uma postura ereta, com o core ativado
- Movimento: comece a correr no lugar, levantando os joelhos alternadamente o máximo que conseguir, e mova os braços em um ritmo dinâmico. É importante manter um ritmo que eleve a frequência cardíaca
- Técnica: foque na postura correta, mantendo os joelhos elevados e o core contraído. Isso ajuda a maximizar os benefícios e a evitar lesões
Para quem deseja incluir a corrida estacionária na rotina, o treinador recomenda praticá-la de três a cinco vezes por semana, com sessões de 20 a 30 minutos, variando a intensidade de acordo com o condicionamento físico de cada um. Para iniciantes, pode-se começar com treinos mais curtos, intercalando com períodos de descanso.
“Lembrando que é importante respeitar os limites do corpo e ajustar a intensidade conforme o condicionamento individual. Além disso, estudos indicam que uma postura correta, com o core ativado e os joelhos elevados, maximiza os benefícios e evita lesões”, recomenda o especialista. Ao respeitar os limites do corpo e manter uma técnica adequada na corrida estacionária você pode alcançar resultados consistentes na saúde cardiovascular e no fortalecimento muscular, além de queimar mais calorias do que em uma caminhada. Na dúvida, sempre busque orientação profissional, ok?