Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Escolher o melhor abacate do mercado, às vezes, pode ser um grande desafio. Qualquer pessoa pode falhar na seleção da fruta porque, até que ela seja aberta, não há como saber com certeza se ela está perfeita ou não. Mas, por sorte, existem truques e métodos para acertar a qualidade e o ponto de maturação perfeito. Confira!
Leia também: 10 mitos e verdades sobre a melancia
Como escolher o melhor abacate
Antes de tudo, é importante lembrar que o abacate é uma fruta climatérica, que continua amadurecendo após a colheita. Se a origem não for nacional, a fruta é colhida um pouco mais cedo para resistir melhor ao transporte até o destino e passar mais tempo na câmara, razão pela qual tendem a ser de qualidade um pouco inferior.
Para encontrar o ponto ideal do abacate você não deve se basear na cor, pois existem variedades de tons pretos e verdes. O recomendado é se guiar pelo toque. Um abacate maduro deve ceder ligeiramente à pressão dos dedos. Se estiver muito duro, é sinal de que está muito verde e não terá muito sabor. Já quando os dedos afundarem com facilidade, é provável que o abacate esteja maduro demais (na textura ideal para receitas cremosas, como guacamole).
Há também um truque adicional para evitar abacates com estragados por dentro, mesmo que pareçam perfeitos à primeira vista. Segundo o especialista em frutas Raúl Cardaba, o macete consiste também em espremer cuidadosamente a fruta, mas prestando atenção a outro detalhe: se notarmos que a casca se separa da polpa ou da carne. Se parecer que está descascando, é um mau sinal.
Leia também: Compare 12 frutas e encontre a melhor opção para a sua dieta