Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando falamos em alimentos nutritivos, é fácil pensar em opções como abacate, quinoa e couve. Mas você sabia que existem ingredientes ricos em benefícios para a saúde, que não costumam aparecer nas listas de “superalimentos” da moda?
Uma pesquisa aprofundada com mais de 1.000 alimentos, publicada na Encyclopedia of Food & Health de 2016 e pelo Departamento de Agricultura dos EUA, destacou os verdadeiros campeões em nutrição.
Foram identificados os 100 alimentos mais nutritivos, com notas que variam de zero a 100 em termos de valor nutricional. Separamos os 10 primeiros dessa lista e os seus benefícios para a saúde.
1. Amêndoas (Pontuação: 97)
Líderes na lista, as amêndoas são o mais próximo que temos de um "alimento perfeito". Ricas em ácidos graxos monoinsaturados, elas ajudam na saúde cardiovascular e no controle do diabetes. Com 579 calorias por 100 gramas, também são uma excelente fonte de proteínas e fibras.
2. Pinha (Pontuação: 96)
Também conhecida como cherimóia, essa fruta contém 75 calorias por 100 gramas e é rica em vitaminas A, C, B1, B2 e potássio. Pode ser consumida pura ou usada em saladas, molhos e sobremesas, sendo uma ótima aliada no fortalecimento do sistema imunológico.
3. Perca Oceânica (Pontuação: 89)
Esse peixe é uma excelente fonte de proteínas e tem apenas 79 calorias por 100 gramas. Com baixo teor de gordura saturada, é uma opção saudável e nutritiva para refeições leves.
4. Peixe Chato (Pontuação: 88)
Incluindo espécies como o linguado, esses peixes são nutritivos e normalmente não contêm mercúrio. São ricos em vitamina B1 e têm cerca de 70 calorias por 100 gramas, oferecendo uma opção saudável e segura de proteína.
5. Sementes de Chia (Pontuação: 85)
Essas pequenas sementes são potências nutricionais, ricas em fibras, proteínas e ácidos graxos ômega-3. Com 486 calorias por 100 gramas, a chia é uma ótima escolha para quem busca mais energia e saúde digestiva.
6. Sementes de Abóbora (Pontuação: 84)
Conhecidas pelo alto teor de ferro e magnésio, as sementes de abóbora têm 559 calorias por 100 gramas e são uma das melhores fontes vegetais de minerais essenciais.
7. Acelga Verde (Pontuação: 78)
Com apenas 19 calorias por 100 gramas, a acelga verde é uma fonte rara de betalaínas, compostos antioxidantes que ajudam na proteção celular e podem ter outros benefícios para a saúde.
8. Gordura de Porco (Pontuação: 73)
Surpreendentemente, a gordura de porco entra na lista por ser uma fonte de vitaminas do complexo B e minerais. Com 632 calorias por 100 gramas, é menos saturada e mais saudável do que gorduras de cordeiro ou bovina.
9. Folhas de Beterraba (Pontuação: 70)
Muitas vezes descartadas, as folhas de beterraba são extremamente nutritivas. Elas são ricas em vitaminas A e K, além de minerais importantes como potássio.
10. Peixe Platy (Pontuação: 69)
Com 79 calorias por 100 gramas, o platy é uma escolha interessante e rica em nutrientes, embora seja menos comum em dietas ocidentais.
Leia também: Sou nutricionista e essa é a estratégia alimentar que eu gostaria que todo profissional indicasse aos seus pacientes