Formada pela Universidade São Camilo com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Genômica Nutricional na Prática...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Ter unhas longas e fortes costuma ser um dos desejos de boa parte das mulheres, mas quando durante o crescimento elas começam a ficar quebradiças, esse objetivo tende a ficar ainda mais difícil.
Para te ajudar a solucionar esse problema de uma vez por todas, o MinhaVida conversou com Leticia Canelada, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, que revelou a chave para conquistar unhas fortes e bonitas: aderir a uma boa alimentação.
Leia também: Anormalidades das unhas: tratamentos e causas
Como a alimentação influencia na saúde das unhas
Para que as unhas parem de quebrar e passem a crescer mais fortes, ter uma alimentação balanceada é crucial. Isso porque as unhas são formadas por queratina, proteína cuja produção depende da ingestão de aminoácidos, vitaminas e minerais.
“Quando temos deficiências nutricionais há o comprometimento da estrutura e resistência das unhas, resultando em unhas quebradiças e fracas. A falta de nutrientes afeta a renovação celular nas matrizes das unhas, prejudicando o crescimento e a integridade de sua estrutura”, explica Letícia.
Leia também: Como acabar com fungos nas unhas rapidamente
Os nutrientes essenciais para que as unhas cresçam
1 - Biotina (vitamina B7)
“Ajuda a fortalecer as unhas, reduzindo a descamação e a quebra. Alimentos como ovos, nozes e sementes são ótimas fontes de biotina .
2 - Proteínas
“As unhas são feitas de uma proteína chamada queratina. Então, consumir alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos e até mesmo suplementos fonte de proteína, como whey protein, proteína vegetal e proteína de colágeno, ajuda a deixar as unhas mais fortes”.
3 - Ferro
“Se você tem pouco ferro no corpo, as suas unhas podem ficar quebradiças e com uma forma côncava (como uma colher). Alimentos como carnes vermelhas, espinafre, feijão e lentilhas são ricos em ferro e podem ajudar”.
4 - Zinco
“Esse mineral ajuda na produção de proteínas e no crescimento das unhas. Você pode encontrá-lo em frutos-do-mar, carnes e sementes”.
5 - Cálcio e vitamina D
“Esses dois nutrientes são importantes para manter a estrutura e evitar que as unhas fiquem fracas. O cálcio está em alimentos como laticínios e folhas verde-escuras, enquanto a vitamina D é obtida através da exposição ao sol ou por meio de suplementação”.
6 - Vitamina C e vitamina E
"Essas duas vitaminas têm ação antioxidante, ajudando a proteger e manter a integridade das unhas. Você as encontra em frutas cítricas, castanhas e vegetais".
Quando suplementos alimentares são recomendados?
Segundo a nutricionista, os suplementos podem ser recomendados em casos de deficiências nutricionais, especialmente, quando apenas a alimentação não é o suficiente para atingir as necessidades dos nutrientes.
“Uma boa anamnese durante a consulta nutricional costuma ser o suficiente para identificar determinadas deficiências, sendo possível realizar uma suplementação individualizada de acordo com as suas necessidades”, finaliza Leticia.
Leia também: Tomar banho descalço ou de chinelo? Especialista responde!