Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Que a crise da natalidade seja uma questão espinhosa, preocupante e difícil de resolver no Japão, um país que há anos vê a sua taxa de natalidade cair para mínimos históricos, não é novidade.
O político e romancista Naoki Hyakuta, um dos fundadores do Partido Conservador Japonês, conseguiu, no entanto, levar o debate a um novo extremo, desencadeando um terremoto político que já o forçou pedir desculpa.
A razão é muito simples. Embora Hyakuta garanta que essas são ideias de “ficção científica” que ele não compartilha, durante uma palestra em seu canal no YouTube, ele usou “analogias distópicas” que gerou polêmica entre os japoneses.
Leia também: 10 mudanças que você precisa fazer agora se descobriu estar grávida
O que exatamente ele disse?
Suas palavras foram ecoadas por alguns dos meios de comunicação mais influentes do Japão, como a agência Kyodo News, The Mainichi, The Asashi ou The Japan News. Basicamente, durante sua palestra no YouTube, focada em como aumentar a taxa de natalidade, Hyakuta falou sobre possibilidades como uma lei que impede mulheres solteiras com mais de 25 anos de se casar, proibindo mulheres de irem para a universidade após os 18 anos ou mesmo aludiu, diz Kyodo, à "ideia hipotética" de que as mulheres "terão o útero removido quando tiverem mais de 30 anos".
Trata-se de propostas?
Após a enorme comoção gerada, Hyakuta rapidamente esclareceu que suas palavras foram tiradas do contexto. Além disso, garante que durante a própria transmissão no YouTube esclareceu que se tratava de ideias de “ficção científica” de um romancista e “algo que não deveria acontecer”.
O seu objectivo, insistiu, era “explicar de forma simples” a “limitação de tempo” das mulheres para dar à luz. Hyakuta reconheceu que seus comentários foram “extremamente duros”.
"Quero retirar o que disse e pedir desculpas. Eu quis dizer que não podemos transformar a estrutura social a menos que façamos algo que vá tão longe”, insistiu em declarações noticiadas pelo jornal The Asashi ontem, durante um evento em Nagoya para apoiar um candidato do seu partido.
Leia também: Até que idade é possível engravidar?