Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iA confiança e a felicidade que sentimos muitas vezes têm raízes mais profundas do que imaginamos, sabia? Nossos comportamentos e a forma como enfrentamos os desafios da vida adulta geralmente refletem padrões que aprendemos na infância, influenciados pelo tipo de apego que desenvolvemos desde pequenos.
Se esse apego for seguro, ganhamos uma autoestima mais sólida e passamos a valorizar mais nossa própria validação do que a aprovação externa. Isso também acaba refletindo em relacionamentos mais saudáveis e em uma autopercepção positiva.
Segundo a Dra. Judy Ho, neuropsicóloga clínica, pessoas que se sentem seguras em sua essência são exploradoras conectadas. Essas pessoas têm o hábito de repetir quatro frases que reforçam sua autoestima e felicidade.
Se você conseguir dizer essas frases de coração, talvez esteja mais confiante e feliz do que imagina. E, se ainda não puder, um profissional pode ajudar a desenvolver esse apego seguro e fortalecer seu bem-estar emocional.
Leia mais: Se você possui essas 5 características, você tem mais inteligência emocional que a maioria
1. “Eu posso lidar com qualquer coisa que surja no meu caminho”
Dizer para si mesmo “eu posso lidar com qualquer coisa que surja no meu caminho” pode parecer simples, mas revela uma das bases mais importantes de um apego seguro: a resiliência. Quando desenvolvemos essa forma de apego, estamos mais preparados para enfrentar os desafios da vida. Resiliência é a habilidade de se adaptar, aceitar e superar situações complicadas, e é o que nos ajuda a enfrentar melhor cada nova experiência.
A neuropsicóloga Dra. Judy Ho explica que, além de lidar com situações adversas com coragem, quem possui um apego seguro também é capaz de “mudar o roteiro”. Isso significa deixar de se fixar em um resultado específico, ajustar suas estratégias de enfrentamento e encontrar novas soluções para alcançar seus objetivos. Essa mentalidade evita que a ansiedade e o estresse tomem conta, pois existe uma confiança intrínseca de que, mesmo sem ter todas as respostas, a pessoa é capaz de aprender a evoluir.
2. “Eu acredito em mim e me amo”
Essa afirmação reflete não apenas em confiança, mas também na autocompaixão – duas qualidades importantes para ter uma vida mais feliz. Quem acredita em si mesmo e se ama de forma sincera carrega uma percepção positiva sobre suas habilidades e seu valor, independentemente dos erros ou falhas que possa cometer.
De acordo com a Dra. Judy Ho, as pessoas com apego seguro têm mais facilidade em manter sentimentos positivos a seu respeito, pois a base de apoio e carinho recebida na infância ajuda a construir uma proteção interna contra a sensação de que há algo de errado com elas. Elas não se deixam paralisar pela vergonha e entendem que falhar é parte do crescimento, não um reflexo da sua identidade.
3. “Posso alcançar resultados positivos”
A frase “Posso alcançar resultados positivos” carrega uma crença que caracteriza aqueles que desenvolveram um apego seguro desde a infância. Segundo a neuropsicóloga Dra. Judy Ho, a base desse otimismo tem a ver com a confiança e autocontrole construídos quando, em seus primeiros anos de vida, a pessoa contou com pais e cuidadores presentes. Essa relação de apoio e sensibilidade permitiu que ela aprendesse a tomar decisões por conta própria e a lidar com as consequências, sejam elas positivas ou negativas.
Essa segurança emocional é o que forma adultos com uma perspectiva mais equilibrada sobre a vida. Eles entendem que nem tudo está sob seu controle, mas que isso não é capaz de paralisá-los (muito pelo contrário).
Ao reconhecerem que podem influenciar os resultados por meio do trabalho e dedicação, conseguem manter a calma diante da incerteza. “Na maioria das vezes, essas pessoas acreditam que, se se esforçarem, serão capazes de alcançar o que desejam”, afirma Ho.
4. “Posso ser independente e confiar nas outras pessoas”
Essa frase significa que você valoriza seus relacionamentos, mas não permite que eles invadam seu espaço pessoal. Esse tipo de apego saudável permite que você aprecie tanto o tempo compartilhado quanto os momentos que está sozinho.
As pessoas com um apego seguro conseguem pedir ajuda quando necessário, mas também se sentem à vontade enfrentando desafios sozinhas. Elas compreendem que a força não está em ser completamente autossuficiente ou depender excessivamente dos outros, mas em encontrar um meio-termo. Como seres sociais, precisamos de conexão, mas é igualmente importante manter nossa autonomia.