Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Passamos um terço de nossas vidas no trabalho, metade se subtrairmos oito horas de sono. Não é absurdo dizer que o que fazemos no trabalho representa pelo menos 50% da nossa vida, portanto, se formos sedentários e estressados, seremos sedentários pelo menos 50% do tempo.
Uma vida ativa em empregos sedentários influencia a nossa produtividade, o nosso humor e a forma como enfrentamos as restantes oito horas sem trabalho. Esses são quatro dos principais motivos para agregar atividade física ao trabalho antes de terminar o expediente.
Leia também: Esses são os 4 hábitos que as pessoas mais felizes praticam, segundo psicóloga
Se movimentar mais no trabalho ajuda na saúde física, mental e social
Trabalhos ativos como construção civil, entrega de cartas a pé e muitos outros que exigem movimento ao longo do dia não necessitam de pausas para se deslocarem, muito pelo contrário. No entanto, trabalhos de escritório, em que passamos oito horas sentados na cadeira, exigem alguns minutos de atividade física, aconteça o que acontecer.
As pausas ativas no trabalho podem variar desde subir e descer as escadas do escritório a cada hora até fazer um circuito HIIT várias vezes ao dia. Qualquer coisa que implique adicionar minutos de atividade física será benéfico para a sua saúde.
O que para algumas empresas pode ser uma perda de tempo, para a ciência é uma forma de melhorar a criatividade e o bem-estar dos trabalhadores. Sair do escritório para passear ou tirar cinco minutos para se movimentar a cada hora é um investimento, e não um gasto, como veremos a seguir.
A atividade física afasta o sono
Pessoas sedentárias cometem mais erros no trabalho porque ficar sentado por muito tempo promove sonolência. No início, esses erros podem não ser perceptíveis, mas depois de várias horas de trabalho, por volta das 13h, um grupo de pesquisadores descobriu que as pessoas que usavam uma bicicleta de mesa dormiam sentiam menos sono e, portanto, cometiam menos erros do que as pessoas que não se exercitavam.
A atividade física oxigena o cérebro
Ir para o trabalho de bicicleta ou caminhando, ou fazer exercícios físicos antes de iniciar a jornada de trabalho aumenta a concentração e a criatividade durante a mesma. O movimento libera diversos mecanismos que aumentam a oxigenação cerebral e o fornecimento de nutrientes ao cérebro. Mover-se antes ou durante o trabalho é uma das técnicas que pessoas como Henry Ford ou Steve Jobs usavam quando precisavam de inspiração.
Melhor relacionamento com família e amigos depois do trabalho
Um estudo descobriu que as pessoas que eram mais ativas no trabalho interagiam mais com a família e os amigos do que as pessoas que davam menos passos durante o dia de trabalho. O movimento libera hormônios da felicidade e tem efeitos benéficos a nível mental, o que pode promover a conexão social com nossos entes queridos durante e depois do trabalho.
Melhor humor
Movimentar-se mais no trabalho pode melhorar nosso humor e nos deixar mais relaxados quando voltarmos para casa. Essa energia extra incentiva as pessoas mais ativas durante a jornada de trabalho a realizar atividades após o expediente.
Leia também: A atividade física é boa, mas fazer um exercício vigoroso a partir dos 60 anos é melhor