Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Todo mundo já teve a experiência de acordar com uma certa secura na garganta, que costuma anunciar o início de uma coriza, acompanhada de dificuldade em engolir, bem como alguma congestão nasal ou tosse.
Sempre que os termômetros descem, parece que as nossas defesas fazem o mesmo, e quando o resfriado chega, procuramos no fundo da nossa memória aqueles remédios naturais das nossas avós: um pano embebido em água quente na testa, um chá de camomila ou alguns gargarejos com sal. Mas o que os especialistas acham disso?
Leia também: Chá para dor de garganta: as 5 receitas mais eficazes
O truque caseiro para combater o resfriado
Talvez a combinação ideal seja um truque caseiro aprovado por um profissional médico. Para isso, seguimos as recomendações do Dr. Tim Spector, epidemiologista e professor do King's College London, que compartilhou em sua conta do Instagram uma maneira simples de nos ajudar a lidar com dores de garganta e resfriados.
A receita consiste na fermentação do alho e do mel. Não se preocupe porque é muito simples de preparar e, o melhor de tudo, dura bastante. Precisamos apenas desses dois ingredientes e, como explica o epidemiologista:
“O alho é rico em fibra prebiótica inulina, que promove a saúde intestinal e acredita-se que tenha propriedades antimicrobianas e antivirais que podem ajudar a combater resfriados e gripes”.
Aprenda a fazera receita
Para a receita, coloque alguns dentes de alho descascados em um pote de mel e agite. Deve-se levar em consideração que este processo de fermentação pode variar dependendo da temperatura ambiente do local onde é realizado.
Abra o frasco por alguns segundos a cada dois dias. Passada uma semana, necessária para a fermentação, você pode consumir diretamente algumas colheres de sopa de mel de alho fermentado. Essa receita também pode ser um ótimo complemento para adicionar em saladas ou como molho de vegetais assados.
Leia também: Tosse seca: 9 possíveis causas e como aliviar