Psicóloga do Grupo Mantevida, Pós graduada em Psicologia sistêmica, terapia de casais e família.
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A forma com que iniciamos as manhãs pode fazer toda a diferença na produtividade ao longo do dia. No entanto, encontrar disposição para encarar as tarefas logo ao acordar pode ser um desafio para algumas pessoas.
Especialistas da faculdade de Professional & Executive Development, da Universidade de Harvard, entrevistaram líderes empresariais para identificar as estratégias que eles utilizam para começar o dia com mais energia e aumentar a produtividade. Com base nas análises, os pesquisadores descobriram 3 hábitos que podem potencializar a produtividade nas primeiras horas do dia. Descubra!
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1. Fazer uma atividade prazerosa
Richard Branson, fundador do Virgin Group, contou aos especialistas de Harvard que gosta de criar uma “estrutura positiva”, acordando algumas horas mais cedo para fazer alguma atividade prazerosa ou preparar um café da manhã delicioso.
Segundo a psicóloga Kênia Ramos de Souza, uma atividade prazerosa pela manhã pode melhorar o humor, gerar bem-estar e dar motivação para enfrentar as demandas ao longo do dia.
2. Praticar exercícios físicos
Em entrevista a universidade, o psicólogo Travis Bradberry, especialista em inteligência emocional, revelou que uma rotina de exercícios físicos ajuda a melhorar seu humor e lhe proporciona energia para iniciar o dia.
“Essa prática aumenta a produção de endorfinas, o humor associado ao bem-estar, ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. Além disso, contribui para melhorar a clareza mental e a capacidade de concentração”, explica Kênia.
3. Planejar as tarefas do dia
Antes de iniciar as tarefas, Sally Susman, executiva da farmacêutica Pfizer, relatou que planeja sua rotina e demandas para as próximas 24 horas, além de escrever em seu diário.
De acordo com Kênia, esse hábito pode ajudar a reduzir a sensação de sobrecarga e ajuda a manter o foco, evitando a procrastinação. “Ao organizar as prioridades, criamos uma visão clara das responsabilidades e evitamos o desperdício de energia com tarefas desnecessárias”, esclarece.
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